Websérie: o que é uma e porque vale a pena produzir

Todo mundo já deve ter percebido que vivemos a época das séries por streaming, que hoje são transmitidas pela televisão, mas também por celular e tablets. O que pouca gente sabe é o que é uma websérie, especialmente no sentido corporativo.

No mundo dos negócios essa estratégia consiste em nada mais do que outra forma de gerar conteúdo e criar engajamento no público-alvo da marca, ou seja, usar um modo que já é familiar para chamar ainda mais atenção.

De fato, vivemos a época da concorrência por segundos de atenção dos internautas. Basta pesquisar por algo como aluguel de lancha grande para verificar que a esfera digital oferece todo tipo de solução, a qualquer um que tenha interesse.

Justamente, por isso é preciso saber cativar de modo diferenciado. Nesse sentido, não adianta de nada criar apenas propagandas tradicionais explorando preços, prazos e promoções arrasadoras, pois só isso não vai garantir a fidelidade das pessoas.

Essas propagandas podem até existir em paralelo, mas junto é preciso criar conteúdos de qualidade, que sejam originais e realmente agreguem algum valor à vida dos visitantes da sua plataforma digital. Aí é que entra, justamente, o papel das webséries.

Se uma empresa vende instrumentos musicais de sopro, só o que ela precisa para conquistar a admiração da audiência é fortalecer sua autoridade, dando mostras de que domina seu segmento, o assunto e pode resolver a dor do público.

Assim a marca consegue atrair mais gente, gerar mais tráfego, criar oportunidades, e vender mais, inclusive com maiores chances de fidelizar esse consumidor e fazer com que ele indique ou defenda a marca para todos aqueles que ele conhece.

Tudo isso graças ao fato de que o conteúdo audiovisual é o melhor que uma marca pode fazer. Como dizia o ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”, mas hoje podemos dizer que um vídeo é que vale mais do que mil imagens.

Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo conceitos básicos sobre o que é a websérie, além de conselhos práticos para quem quer entender melhor por que vale tanto a pena produzir esse tipo de material.

O mais bacana é que tudo isso faz tanto sentido que pode servir aos propósitos de qualquer tipo de empresa, independentemente do segmento, seja para prestar serviços ou vender produtos como iluminacao a LED industrial.

Portanto, se você quer entender como exatamente as webséries podem ajudar você a crescer o seu negócio e mudar suas estratégias online de patamar graças à criação de conteúdo audiovisual, basta seguir adiante.

O que é uma websérie?

Quem curte “maratonar” séries de streaming sabe que elas são mais ou menos como as antigas novelas televisivas, constituídas pela lógica da divisão em capítulos.

Sendo assim, cada episódio tem seu começo, meio e fim. Porém, existe uma temporada muito maior que fecha um arco de sentido que está para além de cada capítulo.

Essa estruturação tradicional é básica e precisa estar presente também nas webséries, sendo um dos grandes motivos pelos quais alguns infelizmente não conseguem bons resultados.

Portanto, o elemento fundamental é a divisão seriada (a palavra “série” vem daí), e uma periodicidade, que gera dois efeitos. 

O primeiro é o compromisso, da pessoa que precisava voltar, para o próximo episódio, o segundo é a ansiedade.

Se você gravar uma série de vídeos sobre como comprar lanterna decorativa artesanal, pode ter certeza de que isso vai gerar uma antecipação no seu público. 

Isso unido à periodicidade gera um efeito arrasador em termos de gatilho mental.

Assim, alguns traços típicos das webséries são:

  • Os conteúdos são bem flexíveis;
  • Os formatos são seriados e periódicos;
  • Indica-se no mínimo 3 ou 4 episódios;
  • O lançamento pode ser semanal ou diário;
  • A linguagem pode ser informal e até descolada;
  • O roteiro pode ser documental ou ficcional;
  • É bacana que seja um tema evergreen.

Adiante entenderemos melhor esses pontos, enumerando em tópicos os objetivos e os benefícios desse tipo de conteúdo para uma empresa em sua estratégia de marketing.

1. O poder do audiovisual

Se tem um motivo pelo qual vale a pena produzir uma websérie é o fato de que os audiovisuais estão em alta, e tudo indica que isso só tende a aumentar.

Também precisamos nos lembrar de que o mundo mudou após a crise da pandemia de 2020, transformando a internet em algo muito mais forte do que já era.

Após isso, segundo pesquisa da TIC Domicílios, todas as classes sociais passaram a assistir mais vídeos.

Em primeiro lugar as Classes A e B, que tiveram mais tempo e aumentaram em 85%. Depois as Classes C e D, que cresceram em 65%.

Sendo assim, se uma empresa anuncia lampada fluorescente 40w com um recurso como o das webséries, ela tem o dobro de chance de impactar o seu público.

Já aquelas que não geram conteúdo audiovisual acabam ficando para trás. 

Além disso, a multimídia permite consumir o conteúdo enquanto se faz outras coisas, como dirigir, exercitar-se e muito mais.

2. Por que um tema evergreen?

Outra vantagem corporativa das webséries é que elas têm um alto poder de continuar gerando resultados mesmo depois das vendas.

Geralmente, a marca pode fazer uma campanha de 3, 4 ou mesmo mais vídeos como modo de abrir o seu carrinho de vendas ou levar gente para o e-commerce.

Pois bem, mesmo depois de essa campanha acabar e suas ações principais chegarem ao fim, vai ser possível continuar utilizando os vídeos como semente para captação de leads.

Mas, tem um segredo que permite que isso ocorra, até porque produzir vídeos é algo mais trabalhoso e às vezes até mais custoso do que simplesmente escrever um texto.

Além disso, o texto você edita e muda o quanto quiser, já no vídeo o que estiver dito não pode mais ser mudado.

O segredo é que, ao falar de algo como uma grafica de impressao digital, não se deve dar informações pontuais demais, que certamente terão mudando dali algum tempo. Assim você cria algo evergreen (“sempre verde”), ou seja, sempre maduro e perene.

Por exemplo, não fale de valores que você está praticando nessa campanha, pois na próxima eles podem ter mudado. Também não use exemplos de notícias daquele dia, pois elas logo “vencem” e deixam de fazer sentido.

Um modo de fazer isso sem que o conteúdo fique incompleto é apoiar-se nos recursos que sua plataforma oferece, como colocar uma legenda no vídeo que dê essas informações mais pontuais, sem comprometer o conteúdo audiovisual.

3. Criatividade e inovação

Todo empresário que tem sonhos de crescer costuma ter uma criatividade transbordante, sempre disposta a iniciar novas frentes e trazer inovações ao negócio.

Quem já tem esse perfil e esse objetivo encontra nas webséries os maiores benefícios que a esfera digital pode oferecer atualmente.

Ali é possível comunicar-se diretamente com o público, bem como ir sentindo os feedbacks que chegam mais rapidamente no campo de interação.

Sendo assim, a “coisa acontece”, como se a marca que antes estava acanhada simplesmente começasse a existir de uma nova maneira, graças ao audiovisual.

Uma agência de marketing pode fazer uma série sobre front light banner ou mesmo sobre sua própria história, comunicando ao público o seu próprio case, o que também costuma ter retornos excelentes.

Assim, é como se a marca ganhasse um rosto, humanizando-se no meio digital e gerando não somente o tão desejado engajamento, mas também a empatia das pessoas.

4. O crescimento orgânico

Quem já lida com o universo digital sabe que crescimento orgânico quer dizer conquistar o seu espaço com base na capacidade e na qualidade, não no impulsionamento por anúncios. Aqui, porém, esse termo tem duplo sentido. 

O primeiro é este mesmo com as webséries você vai conquistar os principais motores de busca e as grandes mídias sociais do seu setor, pois nada gera mais tráfego e atenção do que vídeos de qualidade.

Outro sentido, porém, é o de que você pode crescer organicamente, aos poucos, evoluindo na sua criação de conteúdo. 

Portanto, não é preciso ter medo, já que é possível começar com criação de textos, depois de áudios, talvez até de imagens como um banner com foto.

Sendo assim, depois de sentir o mercado e de “calibrar” sua comunicação, dê um salto a mais, escolha o tema que mais atraiu as pessoas e faça um script em cima dele, já com o recorte das webséries. Depois “luz, câmera, ação”.

Considerações finais

Portanto, um dos pontos que vimos acima, que deixa claro os benefícios e objetivos das webséries, é que você pode amadurecer até o ponto de começar a produzir nesse formato.

De fato, depois de praticar textos, áudios e imagens, você vai se apaixonar por elas. Com o tempo ainda verá que os vídeos podem ter diferenciais como vinhetas de abertura e de fechamento, narrações, trilha sonora e outros elementos encantadores.

Com isso chegamos ao fim, deixando claro o que são as webséries e por que vale tanto a pena começar a produzi-las o mais rápido possível. A sua marca e o seu faturamento de médio e longo prazo é que vão agradecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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