Vídeo Marketing: a importância dele para uma empresa

O vídeo marketing é uma das principais formas de atrair seus clientes atualmente. A estratégia tem ganhado cada vez mais força, e muitas pessoas acreditam que o futuro da internet está justamente em conteúdos audiovisuais.

Até pouco tempo atrás, a criação de vídeos era vista como um complemento de ações mais amplas de marketing. Entretanto, com os avanços da tecnologia e a transformação digital, esse tipo de conteúdo ganhou muita força e popularidade.

Isso porque os vídeos são de muito mais fácil absorção. Uma companhia pode até mesmo produzir um conteúdo audiovisual para apresentar seus produtos a parceiros, com o apoio de um projetor de vídeo portátil, por exemplo.

Os vídeos da internet têm aumentado muito mais sua popularidade, principalmente em relação a conteúdos mais tradicionais como a televisão.

Hoje em dia, com a facilidade da produção e criação de conteúdo, é possível encontrar qualquer tipo de material em vídeo. Desde resenhas de produtos e serviços até guias e tutoriais para você fazer reparos em casas e veículos.

O poder dos vídeos tem ficado cada vez mais forte e, com isso, as estratégias de marketing começaram a voltar seu olhar para eles. Agora, muitas marcas conseguem enxergar o poder de gerar publicidade por meio desses vídeos, aumentando a conversão de clientes.

Alguns elementos são muito importantes para sua produção, como o áudio. Neste caso, é importante contar com um equipamento de qualidade, como um microfone sennheiser e904 ou similar, para conseguir uma captação mais adequada.

No entanto, o vídeo marketing é uma estratégia que vai muito além de vender produtos através de vídeos. Você pode fazer:

  • Vídeos institucionais;
  • Conteúdos educativos;
  • Vlogs pessoais;
  • Palestras e webinários.

Além de diversas outras opções, que deixam o marketing por vídeos sendo considerada uma estratégia muito versátil de engajamento.

Por esse motivo, uma gravação de áudio para propaganda deve ser planejada com muito cuidado para conseguir atrair o máximo de seguidores possível, tornando-se uma estratégia fundamental.

Vantagens do vídeo marketing

O poder dos vídeos tem aumentado exponencialmente, uma vez que o consumo desse tipo de conteúdo tem se tornado favorito na internet. As pessoas consomem, em média, quase duas horas de conteúdo em vídeo todos os dias. Alguns ainda extrapolam essa barreira.

O conteúdo em vídeo para a internet se tornou a principal e, muitas vezes, a única fonte de entretenimento de muitos usuários. Isso porque é um conteúdo de fácil acesso, personalizado, além de que o usuário escolhe o que assistir.

Esse material também possui um forte nível de interação, seja através da guia de comentários em plataformas de vídeo ou do compartilhamento em redes sociais, por isso, acabam se tornando o principal meio de um usuário acompanhar uma marca online.

Como produzir uma campanha de vídeo marketing?

Uma campanha em vídeo, principalmente quando é feita como estratégia de marketing digital, deve ser muito bem cuidada e planejada. Afinal, qualquer ponto que fique dúbio ou incorreto no vídeo pode acabar impactando a empresa de forma negativa.

Isso sem contar que há um custo de produção e criação do material, e em alguns casos, o orçamento de uma empresa não está preparado para refazer e remodelar um vídeo que esteja pronto.

O equipamento é parte importante da produção, então se você possuir uma boa câmera, mesa de som profissional e demais equipamentos poderá criar um conteúdo de qualidade. Além do mais, é preciso estar atento a alguns outros fatores, como:

1 – Planejando o conteúdo

A primeira etapa em um processo de criação de vídeo é o planejamento. Identifique o porquê, como você irá gravar e qual propósito está planejando para o conteúdo. Isso garantirá que todas as decisões tenham foco no objetivo desejado.

Assim, você evita ficar perdido durante a produção do material, e com esse foco pode definir qual será o apelo para o público que assistir o vídeo. Portanto, reúna a equipe e faça brainstorms e estudos sobre as possibilidades de construção de seu conteúdo.

Definir seus objetivos é uma etapa fundamental do processo de criação.

2 – Escolha as formas de avaliar seu conteúdo

Não basta colocar um vídeo em uma plataforma e esperar que as pessoas comecem a consumir seu material. 

Existem diversas métricas de análises, conhecidas como KPI’s (ou Key Performance Indicators, Indicadores-chave de Performance), que podem indicar o sucesso ou fracasso de uma campanha de marketing.

Por isso, definir quais serão os elementos que você irá analisar é um passo importante para conseguir acompanhar o processo de divulgação do seu material. Muitas empresas acabam perdendo oportunidades por não se adaptarem ao gosto da audiência.

É preciso manter expectativas realistas quando você se programa para produzir um conteúdo de divulgação, e avaliar o andamento de sua estratégia é um passo essencial para conseguir conquistar bons resultados.

3 – Conheça seus espectadores

Qualquer empresa precisa de foco para conseguir explorar seu conteúdo. Para entender o perfil de seus consumidores, um dos principais métodos utilizados é a formação de um público-alvo.

Uma academia de natação infantil deve criar conteúdo específico para sua área de atuação, conquistando um público muito mais nichado.

O público-alvo é o grupo de pessoas que têm maior propensão a consumir seu conteúdo, e logo, suas estratégias de marketing devem ser voltadas para alcançar esses usuários.

Por isso, criar conteúdo interessante em vídeo pode ser uma excelente forma de angariar novos consumidores. Além disso, o público-alvo possui uma série de conceitos que podem ser traçados em seu perfil.

Assim, você pode definir elementos importantes para sua produção, como tempo de duração, formato e tipo do vídeo, além de outras funções básicas para colocar seu conteúdo online.

Caso pretenda passar seu vídeo em um telão de led para eventos, é preciso se atentar à edição e à resolução, para garantir a qualidade da produção.

Se você definir uma persona, que é a versão ideal do seu cliente, conseguirá identificar o tipo de conteúdo em vídeo que pode criar para conseguir melhores resultados, possibilitando uma economia nos gastos com publicidade e criando material assertivo.

4 – Foco no mercado

Entender o mercado vai muito além de entender o nicho que você atua. É preciso identificar quais ações têm feito mais sucesso e obtido melhores resultados. Não deixe de observar as ações tomadas por seus concorrentes.

Isso porque você pode avaliar todo o processo que eles passam para conseguir definir seu conteúdo. Assim, conseguirá identificar os pontos positivos e negativos das campanhas deles, aproveitando os melhores momentos e modificando aquilo que não parece dar certo.

Você também precisa tomar cuidado para criar um conteúdo que seja novo, diferente e que atraia o público. Ao estar em sintonia com o que seus concorrentes de pendente de luz estão criando, você garante que não fará um vídeo repetitivo e pouco inspirado.

Avaliar o conteúdo de seus concorrentes deve ser um ponto para criar algo novo, nunca para tentar repetir o que eles estão fazendo. Isso pode configurar plágio, e além de ser antiético, pode ter sérias consequências legais.

Aproveite para observar o que não está sendo explorado pela concorrência para sair na frente e se tornar referência no mercado de vídeos.

5 – Use o funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia de marketing que consiste em definir momentos para seus clientes, desde o momento em que eles descobrem seu estabelecimento, até a conversão em compras.

Por isso, é uma métrica que acompanha cada um dos momentos da jornada de compra do cliente e, dessa forma, permite uma avaliação mais detalhada de cada um dos passos do funil.

No primeiro estágio, é possível criar conteúdos que apresentem a empresa, com informações relevantes para os usuários e que não necessariamente falem do produto em si. É uma etapa de conquista, que precisa ser feita com cuidado e atenção.

No meio do funil, o conteúdo em vídeos pode começar a se tornar mais específico, uma vez que o cliente já tem consciência do problema em suas mãos e como deseja resolver.

Neste caso, é importante criar materiais que mostrem como sua empresa é capaz de lidar com qualquer tipo de conteúdo que o cliente necessite.

Vídeos explicativos e demonstrações são ideais nesse momento, e é fundamental levar em conta que o conteúdo deve ser de fácil consumo.

Já na etapa final do funil, vídeos institucionais e apresentações de casos de sucesso são essenciais.

Além disso, se você divulgar depoimentos, conseguirá apresentar resultados concretos para os usuários que consumirem seu material, transformando os leads em oportunidades.

Nesse ponto, empresas de motoboy podem começar a apresentar seu histórico de atendimentos para conseguir atrair mais clientes, por exemplo.

É possível até mesmo criar conteúdo em vídeo para o pós-venda, garantindo uma maior fidelização do cliente. Nestes casos, é importante pensar em formas de atrair novamente os clientes para o consumo, como promoções e vídeos personalizados.

Considerações finais

A produção de vídeos como ferramenta de marketing é uma tendência que chegou para ficar. Hoje em dia, a maioria das plataformas e redes sociais permitem a interação através de vídeos, seja em gravações ou em conteúdo ao vivo.

Por isso, estar a frente neste nicho é uma grande chance de crescimento para qualquer pessoa interessada em tornar-se referência no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *