Vídeo institucional: suas características e 9 benefícios para investir

É bem provável que você já tenha assistido um vídeo institucional e nem se deu conta disso. Esse recurso é muito usado pelos mais variados tipos de empresas e organizações, pois ele permite o compartilhamento dos valores da marca.

De forma resumida, o vídeo institucional pode ser categorizado como uma ferramenta de comunicação, que usa recursos audiovisuais, para transmitir uma mensagem, um conceito, lançar um novo produto ou contar uma história para o público da empresa.

Além disso, o material pode mostrar a infraestrutura do estabelecimento, ou seja, como é o local de locação de espaço comercial, os processos produtivos, entre outras atividades que envolvem a instituição, com o intuito de aumentar a credibilidade.

Por esse motivo, o vídeo institucional é muitas vezes chamado de “vídeo marketing”, já que ele trabalha com essa questão de fixar uma ideia e um branding da empresa.

Para termos uma ideia, segundo a pesquisa The State of Video Marketing 2019, cerca de 81% das empresas já utilizam os vídeos como ferramentas de divulgação.

O vídeo institucional pode ser divulgado em vários lugares, como no próprio site do empreendimento, nas redes sociais, em eventos para sócios, investidores e stakeholders, ou até mesmo dentro da organização, como parte do endomarketing (comunicação interna).

Fora que o vídeo institucional é uma das ferramentas mais eficientes na prospecção de clientes e expansão dos negócios.

No entanto, para produzi-lo, é necessário fazer uma gravação áudio e vídeo de qualidade, justamente para transparecer o profissionalismo na sua empresa.

Diante disso, o artigo de hoje irá abordar as principais características do vídeo institucional e quais os benefícios de investir na produção desse conteúdo. Acompanhe a leitura.

1 – Reforça a identidade da marca

O vídeo institucional é um recurso exclusivo para você mostrar todo o potencial da sua marca e dessa forma criar um vínculo com o público. Por isso, o conteúdo deve reforçar os diferenciais do seu empreendimento.

Tanto que a produção pode envolver a montagem de cenografia para eventos, com o objetivo de mostrar para a audiência, o quanto a sua empresa é profissional e merece a confiança dos clientes.

Sendo assim, o vídeo institucional ajuda na criação de um relacionamento saudável com o público, a partir das histórias da empresa, a exposição dos valores e além disso a construção de uma proximidade com base na comunicação.

O resultado é a consolidação da sua imagem no mercado, além da geração de brand awareness (consciência de marca).

2 – Emociona e promove o engajamento

O audiovisual é um dos melhores formatos para despertar as emoções e engajar o seu público. 

Afinal de contas, os vídeos promovem uma experiência muito mais imersiva do que os textos e imagens estáticas, sendo capaz de inserir os espectadores dentro do conteúdo.

Diante disso, na criação do vídeo institucional, vale a pena investir em recursos para emocionar o público e ajudar no compartilhamento da sua mensagem.

Tanto que várias empresas buscam por estúdios de música com o objetivo de encontrar uma trilha sonora cativante, original e que se adequa ao conteúdo compartilhado. 

Até porque a música é uma das grandes responsáveis por criar essa emoção no público.

3 – Torna a sua marca mais moderna

Quando a sua empresa investe na produção de vídeo, ela é capaz de fortalecer a sua presença na mente dos clientes, por meio dos recursos de áudio e imagem.

Afinal, mais do que despertar emoções, os vídeos têm o poder de tornar a sua marca mais viva e moderna, além de acompanhar o próprio comportamento do público atual.

Visto que, se pararmos para pensar, o consumidor contemporâneo, ao procurar por um pedestal organizador de fila, por exemplo, prefere ver um conteúdo em vídeo do que ficar lendo artigos extensos.

Sendo assim, a produção de um vídeo institucional é a chave para conseguir tornar a sua marca mais moderna.

4 – Ajuda na humanização da sua empresa

Mais do que ver os produtos ou serviços da sua empresa ou mesmo se deparar com uma gravação de áudio para propaganda, as pessoas querem conhecer quem são os rostos por trás da marca. 

Nesse sentido, os vídeos institucionais contribuem com a humanização da sua empresa e dessa maneira permitem que a marca tenha uma personalidade própria.

Hoje em dia, os clientes estão cada vez mais interessados nessa humanidade dos negócios, ainda mais com a ampliação das tecnologias, que tornaram as relações mais frias e distantes.

Por esse motivo, na produção do seu vídeo institucional, é importante focar em um roteiro que conte com a presença de pessoas.

Indo além da exibição da infraestrutura, dos produtos e dos serviços, mas também trazendo os recursos humanos que fazem parte da marca.

5 – Transmite confiança para o público

Se a intenção da sua empresa é fechar mais vendas, é indispensável despertar a confiança no seu público. 

Afinal de contas, é a partir dessa relação que os clientes:

  • Podem recomendar a sua marca para conhecidos;
  • Fecham mais compras de produtos ou serviços;
  • Têm um relacionamento positivo com a marca;
  • Ajudam no aumento dos lucros da empresa.

No entanto, para criar essa confiança, é necessário investir em uma produção de vídeo institucional. 

Além da mensagem, a empresa precisa contratar um bom estúdio musical profissional para ter qualidade de som e imagem.

Os ruídos, bem como a má exibição, são aspectos que prejudicam a experiência do espectador e além disso podem contribuir negativamente com a credibilidade da marca.

6 – Influencia a opinião do público

A sua marca precisa ter uma mensagem oficial para transmitir ao público. Por isso, o vídeo institucional aparece como o formato mais adequado para influenciar opiniões e gerar engajamento.

Quanto mais impactante for o seu conteúdo, maiores são as chances de compartilhamento, inspiração para o público e influência sobre a opinião dos clientes.

Sendo assim, reforçamos novamente a necessidade de ter uma alta qualidade na gravação áudio e vídeo, justamente para não prejudicar a credibilidade da sua marca e mostrar que a sua empresa é digna de confiança.

7 – Ajuda no lançamento de produtos ou serviços

Com a popularização das redes sociais, os vídeos são cada vez mais usados como conteúdos de marketing, principalmente, quando se deseja compartilhar o lançamento de produtos ou serviços.

Hoje, os vídeos institucionais podem ser upados diretamente nas páginas das empresas. Assim, se um estúdio para ensaio quer lançar uma promoção no Dia dos Músicos pode fazer isso por meio do compartilhamento do conteúdo no Facebook ou Instagram.

Essa estratégia ajuda a ampliar o engajamento, fazendo com que os produtos e serviços sejam reconhecidos pelo público e além disso contribui com a ampliação das vendas.

8 – Otimiza a comunicação interna

Mais do que a capacidade de divulgação, os vídeos institucionais também podem ser usados dentro do próprio ambiente corporativo, com objetivos educacionais e motivacionais. 

Sendo assim, ele é usado para treinamento e comunicação interna nos negócios.

Isso ajuda na otimização da comunicação interna, tornando os valores, objetivos, metas e intenções da marca muito mais transparentes para todos os colaboradores.

Muitas empresas usam os vídeos institucionais logo no início do treinamento, justamente para criar um elo mais forte com as equipes e desse modo promover uma cultura organizacional saudável.

Importante ressaltar que a qualidade da comunicação influencia diretamente na produtividade, pois ela faz com que os colaboradores compreendam com mais exatidão o que precisa ser feito, além de evitar as famosas “fofocas” no ambiente de trabalho.

9 – Revela uma nova ideia

Os vídeos institucionais são uma ótima forma de revelar uma ideia nova ou um conceito do mercado, visto que eles garantem o engajamento dos espectadores, além de transmitir com eficácia a informação.

Isso porque o material integra texto, áudio, imagem e infográfico em um único conteúdo, tornando a apresentação muito mais simples e rápida.

Sendo assim, o vídeo institucional é ótimo para quem deseja explicar algo, como um novo software, sem recorrer a especificações técnicas que podem confundir o público.

Conclusão

Os vídeos institucionais são materiais indispensáveis para quem deseja melhorar a visibilidade da sua marca. 

Com eles, é possível engajar o público, explicar sobre um determinado assunto e além do mais, despertar inúmeras emoções.

O artigo de hoje buscou mostrar justamente as vantagens de investir na produção de um vídeo institucional. 

No entanto, é necessário produzir algo de qualidade, em termos de som, imagem e conteúdo, caso contrário, não será possível alcançar os resultados esperados.

Com as dicas apresentadas acima, você poderá ter uma ótima noção de como começar a elaboração do seu vídeo, seja ele para divulgação ou para comunicação interna.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *