Saiba todas as etapas para se fazer um filme

Certamente você já se perguntou quais são as etapas para fazer um filme e por que demora tanto tempo desde a divulgação da ideia até o lançamento de um longa-metragem nos cinemas ou em outros canais, como os de streaming.

Acontece que, dentro dessa produção, existem etapas bem desenvolvidas, que são trabalhadas por profissionais como:

  • Diretores e assistentes de direção;
  • Cinegrafistas e cenógrafo;
  • Produtores de elenco;
  • Atores;
  • Produtores;
  • Dentre outros.

Ainda assim, é preciso entender que dentro de uma produção, o tempo é uma palavra que quase sempre é bem distribuída. Saiba mais ao longo deste artigo, acompanhe!

O tempo de produção de um filme

Os apaixonados por cinema de plantão devem entender o quanto pode parecer longo o tempo que um filme demorar a sair, já que muitas vezes é possível saber o lançamento de produções de filmes com temáticas importantes e populares.

Acontece que, assim como muitos processos de trabalho, a produção de um filme demanda uma longa etapa de desenvolvimento até que chegue no momento da distribuição para cinemas ou streamings, que podem comprar ou contratar os direitos para o público assistir.

Sabemos que em uma cenografia de palco existem procedimentos que devem ser realizados para que a cena seja devidamente produzida, fiscalizada e depois distribuída em seu produto final, evitando com que erros possam causar prejuízo à empresa, por exemplo.

Além disso, produções cinematográficas geralmente estão propondo inserções de seus espectadores em realidades diferentes das que eles vivem, por isso, é necessário que cada parte de produção seja bem pensada, para transformar uma ideia em realidade.

Digamos que seja preciso estrutura de galpão para compor uma cena que deverá ser feita, mas essa atividade não pode ter como responsável o diretor do filme, por exemplo, que deve estar pronto para acompanhar cada parte da filmagem e das montagens dos atores.

Por isso que a demora no lançamento de filmes é compreensível, afinal, cada parte do todo deve ser bem pensada, as tarefas bem distribuídas e também altamente analisadas para que a produtora entregue um material de qualidade, preservando o dinheiro investido.

Etapas de um filme

As etapas dentro da produção de um filme, desde seu começo até sua transmissão em televisões, cinemas ou plataformas de streaming devem ser bem pensadas e arquitetadas por profissionais competentes e experientes, visando compreender um todo.

É necessário que cada parte desta seja destrinchada, para que os profissionais, as equipes responsáveis e a força de trabalho seja devidamente focada, e em seguida, unida, incorporando todo o esforço em um resultado impecável.

Para isso, é importante que sejam seguidas as etapas da pré, produção e pós-produção. Entenda melhor sobre cada uma delas e suas composições as seguir:

Pré-produção

Na fase da pré-produção, quase sempre escondida aos olhos de fãs e pessoas que assistem aos filmes, é onde a ideia do longa-metragem começa a ser estruturada, bem como todas as partes que devem ser trabalhadas para que tudo saia conforme planejado.

É esse é o momento onde o roteiro e o casting para a seleção dos atores que vão compor o elenco começam a receber maior atenção, ou seja, as partes principais para a realização de um filme são verificadas, assim como um estúdio para ensaio das cenas.

Além disso, todos os demais profissionais passam a ser escolhidos, para que fiquem responsáveis por toda elaboração do material, geralmente solicitada pela produtora de filmes e executada por outras produtoras independentes, bem como executores.

Também é na pré-produção que, a partir da estruturação do que vai ser produzido, começam a ser providenciados os materiais para que o filme aconteça, que vai desde o cenário até ambientação 3d, que irão compor o set de filmagens.

Então, o orçamento deve ser traçado e seguido à risca, mantendo sempre uma organização que faça com que as próximas partes do processo sejam bem feitas. Isso é importante para a compra de quesitos mais caros, como os figurinos e o cachê de atores.

Produção

A produção é aquela que mais conhecemos, além da distribuição de um filme. É nesse momento onde tudo o que foi planejado passa a ser executado, seja em filmagens, fotografias, criações de cenários e também viagens para locações externas.

Neste momento, para que tudo seja produzido com uma maior rapidez e controle de tempo, é necessário que os profissionais que foram distribuídos na pré-produção entreguem de forma satisfatória seus trabalhos, como por exemplo, um grande painel de publicidade.

Como todos os olhos estarão voltados para as filmagens e para todo o processo de captação de recursos, todos os outros serviços devem estar prontos para serem utilizados, já que os dias a mais nos espaços alugados para a filmagem geram maior custo econômico.

Também é importante providenciar uma participação exemplar de todas as pessoas que compõem essa fase, justamente para que o produto saia com o mínimo de erros, uma questão que também poderá atrasar os prazos finais de divulgação de filmes.

É interessante saber ainda que quanto mais o processo for organizado na pré-produção, mais as filmagens e produções vão sair corretas, como no caso dos cenários e produção de figurinos com uma empresa de uniformes personalizados.

Pós-produção

É na pós-produção que as equipes responsáveis por produzir e filmar tem algum tempo a mais de folgas, ou até mesmo de diminuição das rotinas, para que entrem os profissionais responsáveis pela revisão do material, edição e correção de possíveis falhas.

Por exemplo, é possível que erros como um balcão promocional expositor estejam diferentes em cenas seguidas e acabem desconstruindo a ideia do filme, e precisem ser corrigidas com edições em softwares específicos.

Além disso, na pós-produção são feitas as implementações de áudios, músicas, efeitos sonoros e até mesmo sobreposição de elementos computadorizados, algo que muitas vezes demanda até mais tempo do que a filmagem com atores.

Nessa fase, qualquer erro ou falta de concentração das equipes responsáveis pode resultar em um atraso da distribuição, algo que deve ser tratado com meta, pois são contratos que equivalem a milhões, e são capazes de levar pequenas empresas a prejuízos.

Dependendo do caso, é possível que algumas cenas tenham que ser novamente filmadas, no caso das edições e cortes não bastarem. Até mesmo para esses casos, equipes devem estar prontas para trabalhar, bem como ter suporte necessário para atores.

Importância de seguir cada etapa

Depois do cumprimento de cada fase de produção, geralmente, o resultado acaba sendo guardado em lugares seguros, com serviço de main power, até que sejam aos poucos distribuídos para empresas parceiras.

É nessa fase que acontece, ainda, a introdução de filmes aos festivais de cinema, que muitas vezes acabam utilizando essas versões finalizadas antes de irem aos cinemas, para serem discutidas em júris de competições.

A dimensão do seguimento de cada uma das etapas já compreendida se torna essencial para que um trabalho seja colocado ao público com maior qualidade, de modo com que poucos erros aconteçam, e que quando acontecerem, eles possam ser resolvidos.

Algo ainda mais importante é a escolha de todos os profissionais, desde atores até maquiadores, já que para o entendimento da história a ser contada por parte do público depende da unidade dentro de cada equipe.

Uma outra questão que se torna fundamental em meio a produção é o trabalho que deve ser feito para que uma ideia inicial não seja esquecida ao longo do processo, algo que pode acontecer caso muitas pessoas selecionadas não sigam claramente as propostas.

Por isso, pode ser interessante anotar cada etapa do processo em uma agenda personalizada com nome.

Por exemplo, um filme de ação que tem uma pegada mais medieval pode facilmente se perder em meio às produções por conta de questões como interpretação falha, roupas não apropriadas para a época e também questões como cenários e elementos de composição.

Por isso, sempre que possível, os profissionais envolvidos em um projeto audiovisual devem trabalhar seus pontos de vista de forma a construir um melhor material, e nunca retirar a ideia principal que ele propõe na organização inicial.

Profissionais qualificados em cada especificação

Uma boa dica para quem está iniciando produções é procurar por profissionais adequados, que tenham experiência no desenvolvimento de serviços com o que você estará desenvolvendo, de modo com que tudo saia dentro dos conformes cinematográficos.

Por exemplo, se você pretende desenvolver uma série baseada em livros infantis, é interessante que você contrate para a sua equipe pessoas que têm essa prática, já que poderão ajudar melhor com problemáticas do tipo.

Além disso, o casting deve ser uma das partes principais em todo o trabalho, já que os atores escolhidos terão em mãos um grande trabalho, que é produzir todo o que foi planejado na pré-produção, algo essencial para um trabalho de qualidade.

Dessa forma, entendemos que as etapas de uma produção de filmes são essenciais para o sucesso de um projeto cinematográfico, e devem ser seguidas corretamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *