Saiba como criar uma sala de cinema em casa

Quem nunca sonhou em ter uma sala de cinema em casa, não é mesmo? Até porque não tem nada melhor do que assistir um bom filme, bem confortável, sozinho ou em família, ao lado da boa e velha pipoca com manteiga.

Mas muitas pessoas acabam adiando esse sonho porque acham que não têm espaço suficiente em casa, ou mesmo por conta do investimento em equipamentos, estrutura, móveis, entre outros.

A boa notícia é que dá sim para fazer isso em qualquer residência. Quer saber como? Então, acompanhe o artigo de hoje e saiba como criar uma sala de cinema em casa!

1 – Escolha uma boa televisão

Vamos começar pelo item mais importante: a televisão.

Ela não pode faltar no seu cinema em casa, já que é por lá que você vai assistir seus filmes e séries. Mas, calma: nada de escolher um aparelho apenas pelo preço.

Leve em consideração que você vai ter a TV por muitos anos em casa. Então, vale a pena investir um pouco mais para ter uma boa qualidade de imagem.

O tamanho vai depender muito do espaço disponível na sala. Se você tiver um ambiente que comporte uma tela de até 86 polegadas, ótimo! A sensação de cinema será ainda maior com os televisores grandes.

A dica é escolher um aparelho com tela curva. Embora eles não pareçam muito grandes, esses equipamentos ampliam o campo de visão, facilitando a imersão do espectador.

O que requer mais atenção é a qualidade da imagem. Aqui, a quantidade de pixels interfere no nível de exibição. Recomenda-se ter um modelo HD ou 720p.

Se você conseguir uma TV com projetor de vídeo portátil h80 full hd, melhor ainda! A qualidade é superior, com uma resolução que alcança 1920 x 1080 pixels.

Você também pode encontrar os modelos 4K e Ultra HD, que literalmente entregam qualidade de imagem nos cinemas. Porém, nem todos os conteúdos estão adaptados para essa resolução.

Hoje em dia, grande parte dos televisores já vem com conexão Wi-Fi (Smart TVs). Assim, você não precisa ser refém de equipamentos de DVD ou conversores, pois é possível acessar programas de streaming diretamente pela televisão.

No entanto, se você quiser ainda mais qualidade de cinema, uma dica é investir em uma tela branca para projetor. É a exibição clássica dos filmes na sua casa!

2 – Invista em um sistema de som de qualidade

Depois da televisão, algo que não pode faltar no seu cinema em casa é um som de qualidade. Por isso, não dá para contar só com a saída de áudio da TV, ainda mais se você quer reunir a família e os amigos para assistir um bom filme.

O ideal é que o som se distribua por todo o ambiente, com caixas espalhadas na sala, conforme o tamanho do cômodo. Isso cria um efeito surround para melhor imersão dos espectadores.

Hoje em dia, você consegue encontrar sistemas completos de sonorização de ambientes residenciais, com home theater 5.1, que conta com cinco alto-falantes e um subwoofer (equipamento para destaque de sons graves).

Caso você tenha uma sala maior, dá para investir em um sistema 7.1, que tem sete alto-falantes. 

Neste caso, vale a pena considerar um isolamento acústico para a sala, como forma de evitar a interferência de ruídos externos, mas também para não atrapalhar os vizinhos. Dependendo do filme, o som pode ser bem alto!

Mesmo que a sua TV seja smart, vale a pena contar com um leitor de Blu-ray e um DVD para reproduzir filmes especiais, ou das suas coleções. Inclusive, existem home theaters equipados com essa função (verifique só se isso não vai prejudicar a qualidade do som).

Para quem quiser uma imersão ainda maior, uma dica é conferir a caixa de som antera, que também ajuda na sonorização do ambiente e tem uma ótima potência.

3 – Tenha móveis confortáveis

Cinema também é sinônimo de conforto. Nada melhor do que sentar nas cadeiras acolchoadas para curtir um filme, com apoio para um lanchinho e bebida.

Por isso, se você quer reproduzir esse efeito na sua casa, é essencial contar com móveis confortáveis e adequados para o ambiente.

Entre algumas opções de móveis, destacam-se:

  • Sofás reclináveis;
  • Poltronas acolchoadas e reclináveis;
  • Puffs;
  • Tapetes.

Você pode até ter uma cadeira alta para escritório na composição do ambiente, mas reserve-a para horários fora da sessão de cinema. Durante o filme, dê preferência para os móveis mais confortáveis.

Para completar a sensação de aconchego, não se esqueça dos travesseiros e mantas. Eles fazem toda a diferença, ainda mais se você quer um cobertor para se esconder daquele filme de terror assustador, ou um travesseiro para chorar no bom e velho drama.

4 – Verifique a iluminação do ambiente

O “escurinho do cinema” é algo que não pode faltar na sua imersão. Por esse motivo, ao montar a sua sala, não se esqueça de verificar as condições da iluminação, tanto artificial quanto natural.

Se a sua casa está bastante iluminada, vale a pena ter uma cortina rolo blecaute. Assim, se você for assistir um filme no sábado à tarde, basta fechar a entrada de luz e voilá!

Uma coisa que pode funcionar bem na sua sala de cinema é a iluminação com spots. Esses pequenos feixes de luz deixam o ambiente mais intimista e aconchegante. Além disso, não é uma iluminação forte, que dói os olhos. 

Fora que os spots valorizam pequenos objetos decorativos e pontos na sua sala. Assim, você cria um ambiente único, bastante confortável e sofisticado.

5 – Cuide da climatização do ambiente

Quem nunca levou uma blusinha de frio para a sala do cinema, com a intenção de se proteger um pouco da temperatura mais baixa do ar-condicionado, não é mesmo?

Isso mostra o quanto o clima faz a diferença para a sala de cinema. Por isso, investir em sistemas de climatização é essencial se você quer reproduzir a sensação de uma sala de filmes em casa.

Claro, se você não gosta do frio, pode deixar o clima adequado para a sua preferência. Mas ninguém merece assistir um filme passando calor demais, não é mesmo?

Se você mora em uma região muito seca, o ideal é ter um umidificador ao lado também. Com isso, você evita problemas respiratórios e deixa todo o ambiente muito mais confortável para seus amigos e família.

Caso tenha dúvidas, uma dica é buscar um profissional (arquiteto ou designer de interiores) para fazer o projeto da sua sala de tv planejada. Desse modo, é possível ter um ambiente que aproveite a climatização, além de ser extremamente aconchegante.

6 – Tenha uma decoração temática

Sabe o que pode te ajudar a criar uma sala de cinema em casa? A decoração!

Sim, você pode ter um ambiente totalmente planejado com a temática de cinema: cartazes de filmes, prateleiras com DVD e VHS originais, fotografias de atores e atrizes famosos, livros sobre o mundo do cinema e muito mais.

A sua atmosfera será única e você ainda pode decorar de acordo com a sua personalidade.

Por exemplo, se você é um fã dos filmes de época, que tal colocar algumas fotos em preto e branco dos atores dos anos de 1950? Ou então, comprar objetos que imitem aqueles rolos de filme antigo? Com certeza, o visual vai ser único!

Mas, se você é um fã do gênero terror, dá para criar um ambiente bem amedrontador, porém divertido, com alguns cartazes de filmes e os monstros clássicos do cinema na sua decoração (Drácula, Frankenstein, a múmia, etc).

Ah, e não pode esquecer da pipoca. O cheirinho de pipoca no ar tem tudo a ver com uma sala de cinema. Inclusive, você pode comprar potes e baldes que também servem para a decoração.

Agora, não falta mais nada. É só chamar todo mundo para assistir um filme!

Que tal dar um toque e fazer ingressos em um moleskine branco? Seu cinema em casa está pronto para receber os convidados.

Conclusão

Ter um cinema em casa é o sonho de muitas pessoas. Mas, há quem deixe esse desejo para depois, porque acham que é difícil planejar uma sala desse modo.

No artigo de hoje, mostramos que, com um pouco de criatividade, e escolhendo os equipamentos certos, você pode sim ter um cinema em casa.

Temos a certeza que você vai se divertir muito com a sua família e amigos, além de curtir o melhor do cinema no conforto de sua própria casa.

Então, que tal maratonar aquele seriado ou fazer um dia temático com alguma trilogia? A sua diversão está garantida!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *