podcasts

Podcast, uma novidade na internet.

Os podcasts são conteúdos fabricados em áudio e que são divididos em diversos momentos e são disponibilizados em plataformas na internet. Na maioria das vezes esses momentos são divididos em um formato, e que se referem a bate papos ou até mesmo gravações de maneira individual em que são discutidos diferentes temas e analogias.

Se em poucos anos atrás o mais comum era ler os artigos em um blog de referência o tema pesquisado, hoje em dia isso vem mudando pois algumas pessoas já preferem em vez de ler esse artigo escutar o mesmo. A Kabum é um comércio eletrônico brasileiro de tecnologia, especializado em informática, eletrônicos e smartphones, utilize o cupom de desconto kabum e faça suas compras.

No decorrer desse artigo vamos mostrar a vocês uma base sobre os podcasts, o que é, por que fazer um podcast e quais os tipos de podcasts que existem hoje em dia.

O que são podcasts?

Podcasts são diversos tipos de episódios que são gravados em formato de áudio e que são difundidos através da internet. Esses episódios são gravados geralmente da mesma maneira como funciona uma entrevista, ou seja, entre um convidado e o apresentador do tema em questão, e também com gravações feitas de forma individual.

podcasts

Em qualquer tipo de formato seja individual ou como entrevista, o podcast precisa ter um tema e de um narrador para apresentar esse tema, uma característica principal dos podcasts é que apesar desses episódios serem disponibilizados na internet para qualquer pessoa ouvir, também é possível realizar o download do mesmo e escuta-lo de maneira offline.

A palavra podcast é a ligação da palavra iPod, no que se refere que é um conteúdo que você pode levar aonde quiser e Broadcast, que se refere que a transmissão realizada segue o mesmo padrão das transmissões via rádio.

Qual o intuito de fazer um Podcast?

Algumas agências de marketing digital, estão sempre se adaptando a maneira como o consumidor vem  se comportando na internet, é por isso que ao realizar um conteúdo essa nova métrica com certeza deve estar em seu novo estilo de postagem.

Em uma pesquisa realizada no Brasil, chegaram a um dado que quase 50 milhões de pessoas já escutaram um programa de podcast, com esse dado já da para ter uma noção que o estilo dos consumidores verem o que está se passando no Brasil e no mundo mudou e com isso as intervenções de marketing das empresas também.

 

Com esse aumento de audiência o aumento nos investimentos cresceram e muito, os sites e plataformas que fazem a sua hospedagem e fazem a distribuição desses conteúdos se tornaram um ótimo lugar para realizar investimentos para iniciar um plano de podcast.

Que tipos de podcasts existem?

Os podcasts possuem diversos tipos de formatos, vamos mostrar abaixo alguns dos tipos mais usados:

Entrevista

Nesse tipo de formado em cada momento um convidado diferente é entrevistado nos mais diversos temas possíveis. A troca de ideias é muito natural nesse formato e com certeza recomendamos e muito escutar podcasts nesse estilo,pois dentro do assunto surgem diversos comentários que podem ajudar e muito na resolução de problemas e ideias.

Informativo

No podcast de formato informativo, a principal característica é transmitir algum tipo de informação ao seus ouvintes, se de uma maneira geral os podcasts já são muito parecidos com os programas de rádio, os podcasts informativos chegam a ser praticamente igual a um programa de rádio.

Painel

O formato de podcast em painel é realizado parecido com o formato entrevista, soque se consiste em convidar mais de uma pessoa. Esse tipo de formato exige muita atenção de todos além de atenção nos equipamentos, pois a gravação pode ficar muito ruim se não houver uma boa gestão de som.

Individual

podcasts

É o formato mais simples dos podcasts, por se fazer de forma individual é necessário que o autor conheça realmente do assunto em que está falando, isso porque é apenas o microfone e o apresentador, mas de uma forma geral a edição será muito mais simples do que com os outros formatos.

Os podcasts estão mudando a maneira em que o consumidor analisa um conteúdo, e estar sempre a par das inovações das personas é fundamental para o marketing estar voando e as suas vendas só aumentarem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *