Inclusão: entenda a importância de legendar seus vídeos

Legendar seus vídeos é uma maneira bem simples de tornar seu conteúdo acessível a qualquer pessoa.

A ascensão das tecnologias digitais e a popularização da internet une bilhões de pessoas em todo o mundo, e a forma de conteúdo mais consumida é o audiovisual, mais precisamente os vídeos.

Se comunicar por meio dessa ferramenta é a forma mais didática de se relacionar com o público, o que se reflete em engajamento e ranqueamento positivo em buscadores, como o Google.

Sendo assim, continue lendo e entenda a importância de produzir vídeos com legenda e como isso impacta sua receptividade.

Acessibilidade é a chave

Qualquer estratégia publicitária, seja para divulgação de uma marca, produto, serviço ou pessoa, deve considerar o sucesso dos conteúdos em vídeo nos meios digitais.

Sabemos que a produção de um vídeo não é algo tão fácil. Apesar de existir uma grande quantidade de ferramentas disponíveis para essa finalidade, é um trabalho que exige tempo e dedicação.

Logo, trabalhar a acessibilidade daquele seu conteúdo sobre instrumentos musicais de sopro, por exemplo, é fundamental para que algo que deu tanto trabalho seja realmente recebido e possa ser interpretado por cada vez mais pessoas.

Acessibilidade é um tema cada vez mais em voga, e se refere àquilo que é de fácil utilização pelo usuário, que lhe permite ter autonomia.

A inclusão como um tema geral vem sendo cada vez mais discutida e exigida, sendo inclusive a razão da criação de certos projetos de lei. 

Dessa forma, deve-se considerar a importância da inclusão no meio digital e pensar no seu conteúdo de uma forma que ele possa ser consumido por todos os tipos de usuários.

Um grupo consumidor de vídeos são pessoas com problemas auditivos, por exemplo. Deve-se considerar com respeito essa limitação e pensar nessas pessoas e em seu direito ao acesso às informações.

Em um cenário 100% inclusivo, os vídeos apresentam não só a legenda textual, mas também a legenda visual apresentada por um intérprete em linguagem de sinais. 

Sabemos que por não se tratar de uma prática comum, a resistência à linguagem de sinais é bem maior, mas vale pensar nesse diferencial. 

Assim como as legendas textuais que surgiram como um diferencial e agora já são tidas quase como um protocolo de boas práticas nas plataformas de vídeo, é provável que a utilização da linguagem de sinais também venha a se popularizar muito nos próximos anos.

Paralelamente aos usuários com algum nível de deficiência auditiva, soma-se um comportamento muito comum do público em relação ao consumo dos conteúdos em vídeo.

Pode-se dizer que cerca de 85% dos vídeos nas redes sociais são assistidos sem som, segundo a Digiday, revista online autoridade em digital medias.

Portanto, legendar aquele vídeo em que você mostra todo o processo de produção de um banner com foto em sua gráfica, aumenta, e muito, as chances de que a mensagem realmente seja comunicada.  

Outro ponto para a acessibilidade quando o assunto é legendas, é a tradução para diferentes idiomas. Esse é mais um fator que determina o alcance de seus vídeos.

Fazer legendas em outras línguas, como o inglês, torna possível a expansão de seu negócio. 

Uma boa comunicação pode, por exemplo, fazer com que um usuário norte-americano decida-se por comprar lanterna decorativa artesanal por meio da sua página.

Caso esse usuário não fale português e você não tenha um inglês tão fluente, as legendas são o meio mais eficaz para uma boa comunicação.

Otimização para buscadores

Chamamos de buscadores todas as páginas de pesquisa da web, também chamadas de mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo.

Em uma estratégia de marketing digital, garantir esse posicionamento em buscadores é muito importante para qualquer negócio. 

Poucos usuários olham além da primeira página de resultados e a maioria se concentra nos dois ou três primeiros resultados.

As legendas são ótimas potencializadoras do SEO de uma página, ou seja, são mecanismos otimizadores para esses buscadores, uma vez que contribuem positivamente para a experiência do usuário.

Um bom SEO é o que garante que quando um usuário qualquer procurar por “front light banner” no Google, por exemplo, o site do seu negócio de instalação de painéis esteja entre os primeiros resultados. 

Podemos dizer que as ferramentas de SEO atuam como um divisor de águas para as estratégias de vídeo marketing de uma marca, direcionando seus resultados conforme o planejado.

Um conteúdo bem trabalhado faz diferença

Ao produzir um conteúdo em vídeo, deve-se considerar diversos aspectos para sua produção, como a qualidade do som e da imagem, por exemplo. 

As legendas são um adicional que mostram um maior zelo no processo de produção do vídeo e sua produção deve seguir algumas normas e técnicas para garantir sua qualidade. 

Uma legenda sem sincronia, pode prejudicar a experiência dos seguidores do seu canal sobre buffet para eventos, por exemplo, tendo até mesmo uma repercussão negativa.

Atente-se aos seguintes fatores para legendar seus vídeos com sucesso:

  • Marcação (garante sincronicidade entre o texto e o áudio);
  • Tradução (quanto mais opções de línguas, mais acessível);
  • Simulação (confira com cuidado as marcações e traduções);
  • Correção (a simulação mostra os erros, então ajuste-os).

A qualidade final da mensagem depende do empenho e cuidado do desenvolvedor.

Como legendar seus vídeos

Depois de ter visto a importância de inserir uma boa legenda em seus vídeos é possível que tenha acendido uma lampada fluorescente 40w sobre suas ideias, e caso esteja se perguntando como legendar seus conteúdos em vídeo.

A forma mais comum de adicionar as legendas é na pós-produção do conteúdo, com o auxílio de um editor de vídeo. 

A partir de um documento de texto, você vai copiando e colando cada legenda conforme a evolução das etapas do conteúdo.

Essa é a forma mais simples, porém, muito trabalhosa, de se inserir as legendas. 

Dependendo do tamanho total do vídeo ou da complexidade da fala, pode se tornar um trabalho muito dispendioso, e não valer a pena.                                                                                                

A boa notícia é que existem algumas plataformas, como o próprio YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, que permitem a inclusão de um arquivo de texto com a legenda completa logo após o upload do vídeo.

Nesse caso, as legendas podem ser geradas tanto pela entrega de documento tipo texto ou por ajustes, editando o vídeo dentro da própria plataforma.

Existe ainda uma nova funcionalidade no YouTube que são as transcrições automáticas. Nesse caso, as legendas são criadas automaticamente por meio de uma tecnologia de reconhecimento de fala.

Apesar da inovação que apresenta, o fato das legendas serem geradas por um algoritmo pode comprometer a qualidade delas, uma vez que ele pode não reconhecer ou confundir algumas palavras como gírias ou nomes próprios. 

Outros fatores como a duração do vídeo, existência de sobreposição de vozes ou um áudio de baixa qualidade, também podem ser obstáculos para as transcrições automáticas.

Uma última opção para inserir as legendas são os softwares próprios para esse fim, havendo algumas opções gratuitas bem funcionais, como o Jubler, Subtitle Workshop ou o Open Subtitle Editor.

Esses programas são caracterizados por suas interfaces simples e intuitivas, que permitem a pré-visualização dos conteúdos dentro da etapa de edição.

O Jubler permite um aperfeiçoamento visual das legendas, como mudar as cores, por exemplo. Já o Subtitle Workshop permite uma revisão ortográfica da legenda e o Open Subtitle Editor é considerado um dos mais práticos do mercado.

Benefícios gerais

Entre os diversos aspectos que devem ser considerados para a produção de um conteúdo em vídeo, as legendas se destacam.

Podemos resumir e pontuar os benefícios da presença de legenda em um vídeo em:

  1. Garantia de acessibilidade; 
  2. Acesso à informação por pessoas com deficiência auditiva;
  3. Maior efetividade na comunicação da mensagem;
  4. Potencialização do SEO da página, blog ou site; 
  5. Contribuição positiva para a experiência do usuário;
  6. Maior alcance. 

Elas não só são uma excelente forma de enriquecer o conteúdo, como trazem uma série de funcionalidades dentro de sua estratégia de divulgação audiovisual.

Considerações finais

Portanto, se procurava uma forma de aumentar o alcance de suas publicações, acaba de descobrir uma forma efetiva e inclusiva de fazer isso: legendar seus vídeos.

Começar a pensar sobre inclusão nos mais diversos aspectos de seu negócio, certamente trará grandes diferenciais ao seu negócio, independente do ramo ou setor, podendo ser, por exemplo, uma grafica de impressao digital

Ações inclusivas são uma tendência, tanto do próprio marketing, quanto do mercado como um contexto geral. E trabalhar as legendas de seus conteúdos é um ótimo começo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *