Conheça as funções de um assistente de direção

O assistente de direção assume um importante papel na produção de materiais para a indústria audiovisual, uma vez que sem ele a qualidade do que assistimos não seria tão eficiente como vemos hoje.

Para que o conteúdo chegue até o público, seja um pequeno vídeo, um clipe musical, um comercial de TV ou até mesmo uma novela ou um filme, é necessário muito trabalho.

Ele envolve uma equipe inteira em que cada pessoa exerce uma função indispensável, e entre esses profissionais está o assistente de direção, cuja função vai muito além de ser uma companhia para o diretor.

Com o crescimento das produções de vídeo e a importância delas para o marketing digital, o assistente de direção passou a ser cada vez mais requisitado. Logo, quem deseja atuar nesse ramo, precisa conhecer alguns aspectos.

O trabalho é árduo e é esse profissional quem vai garantir o bom andamento da produção. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar qual a função de um assistente de direção, sua importância em uma gravação, como por exemplo, sua atuação em um set de filmagem, principais características, bem como o que é necessário para atuar nessa área.

Ficou interessado(a)? Então, acompanhe a leitura!

Afinal, o que é um assistente de direção?

O assistente de direção é um profissional que coordena todas as etapas e a equipe dentro do set, garantindo que tudo saia conforme o planejado.

O diretor cuida de toda a parte artística e criativa do que está sendo produzido, e seu assistente garante que tudo siga uma ordem e que o objetivo seja alcançado.

Durante as gravações em um estúdio para ensaio ou set de filmagem, esse profissional é o primeiro a chegar e o último a ir embora. Ele precisa ter um olhar abrangente do que está sendo feito e delimitar o que cada pessoa precisa fazer e de que maneira deve ser feito.

Ou seja, o principal objetivo do assistente é orquestrar o trabalho da equipe em um mesmo sentido, para que a cena siga fielmente o modo como foi planejada.

Esse profissional é considerado fundamental, uma vez que é ele quem deixa claro para todos os membros da produção informações como horários, cenas que serão gravadas, onde os equipamentos devem estar posicionados e tudo o que diz respeito ao set.

Ou seja, ele é essencial para que a produção funcione, sendo também o encarregado por locações de equipamentos e pelos profissionais envolvidos. 

Entre as principais funções do assistente de direção, podemos citar:

  • Coordenar e auxiliar atores, figurantes e dublês;
  • Fazer o detalhamento do roteiro e análise técnica;
  • Supervisionar departamentos;
  • Acompanhar a montagem e desmontagem de equipamentos;
  • Conhecer o set de filmagem.

Ademais, dentro do set, além de conhecer bem a locação de espaço comercial para gravação, o assistente corre de um lado para outro conversando com os atores, lendo o roteiro, orientando os figurantes e direcionando a equipe de filmagem.

Ele percorre o local da cena quantas vezes forem necessárias para garantir que tudo esteja em seu devido lugar, toma nota de acontecimentos, faz ajustes e mudanças e tudo o que uma rotina de gravações exige.

Por exemplo, em uma cena de explosão, é ele quem garante que ela será feita de maneira segura e se os atores saberão o que fazer nesse momento, envolvendo o conhecimento de intenções técnicas e artísticas.

Por meio de alguns materiais indispensáveis, como uma agenda personalizada com logo, anota a maneira como as câmeras precisam estar posicionadas na cena e sinaliza se ela pode ser gravada ou não.

Portanto, esse profissional assume responsabilidades imprescindíveis para garantir a qualidade do que está sendo filmado. Mas, para fazer um bom trabalho, o assistente de direção precisa conhecer bem os atores envolvidos e sinalizar o diretor a respeito de tudo.

Por fim, para quem deseja seguir essa profissão é importante possuir alguns requisitos indispensáveis, e é exatamente sobre isso que vamos abordar no próximo tópico.

Como se tornar assistente de direção

Para ser um bom profissional da área, é preciso estar ligado a tudo o que acontece dentro do set e conhecer como cada cena foi planejada. Mas, para ter um diferencial e se destacar nesse mercado de trabalho, quem deseja seguir essa carreira pode fazer um curso.

Para que seu trabalho com locação de som e outros pormenores das rotinas de gravação, o assistente de direção pode se especializar. Inclusive, é possível encontrá-lo na modalidade online.

Este oferece conhecimentos teóricos, técnicos e práticos para que a função seja bem desempenhada nos mais diferentes portes de produção.

O aluno aprende conceitos e vocabulários básicos da profissão, passa a compreender o trabalho de todos os departamentos das equipes e como as tarefas são divididas entre o primeiro, segundo e terceiro assistente.

Também torna-se apto a elaborar documentos de análise técnica, ordem do dia, plano de filmagem e a conduzir as visitas e reuniões técnicas. Ou seja, torna-se capaz de compreender todas as demandas dessa profissão.

As aulas ensinam tudo o que diz respeito ao set de produção, como uso de microfone sem fio profissional e outros equipamentos. 

No geral, as aulas são transmitidas ao vivo, mas ficam gravadas para que possam ser acessadas posteriormente. As mesmas ainda são apresentadas em formato textual e oferecem exercícios práticos para a fixação do conteúdo aprendido.

Portanto, ao fazer esse curso, o aluno adquire uma base sólida de conhecimentos para ser um assistente de direção capacitado para suas funções. Estará preparado para as demandas exigidas pelo mercado de trabalho.

Ademais, passa a ser como realizar bons planejamentos, com base em conhecimentos logísticos e também como se dá o processo criativo do próprio diretor.

Tendo esse tipo de conhecimento, o assistente consegue auxiliá-lo de maneira técnica e artística, no que tange a tudo o que envolve uma rotina de gravação, como estrutura de galpão onde a cena está sendo gravada, dentre outros.

É dessa forma que o profissional estará mais preparado para estabelecer uma boa relação entre o diretor e o resto da produção, otimizar o dia a dia de trabalho e garantir tudo o que é necessário desde o primeiro até o último dia de gravação.

O conteúdo programático do curso de assistente de direção, geralmente, engloba assuntos como definição da função do assistente, organograma da equipe de gravação e o relacionamento dele com cada membro da equipe.

Ainda aprende mais sobre a hierarquia e o funcionamento de cada departamento envolvido, quais são suas etapas de trabalho na pré-produção, na produção e na desprodução.

A pré-produção é o período que antecede as gravações, cuidando de toda a preparação, usando instrumentos como pranchetas e um calendário com espaço para escrever.

A produção diz respeito ao período em que as gravações e filmagens são feitas. A desprodução, por fim, é onde todo o arsenal é desmontado, como no caso dos cenários, para que a etapa de edição e finalização da obra seja iniciada.

Quanto ao roteiro, o aluno do curso de assistente de direção aprende de que maneira ele é formatado, o que é sequência e cena, rubricas, diálogos e numerações empregadas.

Também aprende de que modo as figuras de linguagem são aplicadas, para que o roteiro possa ser impresso e distribuído a todos os membros da equipe.

O curso também pode exigir um trabalho de conclusão, o que ajuda o aluno a fixar melhor todo o aprendizado e se preparar para as demandas da função que vai realizar.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre esse profissional, por que ele é tão relevante para a indústria audiovisual e como você pode entrar nesse mercado.

Quando assistimos a uma produção audiovisual, seja esta uma propaganda de uma loja de materiais de escritório que venda pasta com bolsa interna, uma novela, série ou filme, não imaginamos o processo e a quantidade de pessoas que trabalharam ali.

A visão limitada do público permite apenas que ele enxergue os atores, cenários e qualidade do áudio e da imagem. Mas, para garantir seu entretenimento ou sua informação, existe uma equipe gigante nos bastidores.

São profissionais que desempenham um trabalho complexo para que a produção se aproxime ao máximo de uma cena real, planejada previamente.

Um desses profissionais é o assistente de direção, e é ele quem dá vida a tudo o que o diretor cria. Sem ele, todas as equipes ficariam perdidas e talvez os resultados não seriam tão satisfatórios.

O público gosta de saber o nome dos atores, do diretor e do produtor, mas não se lembra de quem foi o “maestro” de todos eles. Mas com certeza, dentro do set de filmagem, ele é muito importante e reconhecido.

É exatamente pelo fato de lidar com um trabalho tão extenso que o assistente de direção precisa conhecer tudo sobre sua função, e uma das melhores formas de se fazer isso é por meio de um curso especializado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *