Briefing: confira sua importância e quais são seus objetivos

O briefing é um documento que orienta a realização de um projeto, independentemente de qual seja a finalidade dele.

Sendo assim, antes de começar qualquer coisa, a empresa precisa criar o briefing para executar bem a tarefa, visto que ele determina as etapas que precisam ser seguidas.

É assim que a marca alcança o sucesso da empreitada e consegue atender aos desejos de seu cliente.

Podemos comparar o briefing à elaboração de um projeto de vida. Por exemplo, se uma pessoa tem o objetivo de comprar uma casa, ela monta um planejamento com algumas etapas, que determinam o caminho que ela precisa seguir para chegar lá.

Suas metas podem ser abrir uma poupança, guardar dinheiro, reduzir gastos, fazer hora extra no trabalho, e assim por diante.

É seguindo esse passo a passo que essa pessoa vai chegar ao seu objetivo final, que é comprar um imóvel.

Quando se trata de projetos de empresas, elas também precisam planejar um meio de chegar até seu objetivo, e o briefing é o caminho que elas vão percorrer.

Para você entender melhor, neste artigo, vamos explicar o que é briefing, sua função e seus objetivos. 

Conceito de briefing: entendenda

Briefing nada mais é do que um documento que guia a execução de um projeto. Nele, inserimos informações como:

  • Dados da empresa;
  • Mercado em que atua;
  • Público-alvo;
  • Objetivos do projeto.

É dessa forma que a empresa terá um direcionamento claro do que precisa fazer para concretizar esse projeto.

O documento deve ser redigido de maneira clara, pois servirá como material de consulta para todos os membros da equipe de um fabricante de saco plástico, por exemplo.

No que diz respeito aos trabalhos com marketing, o briefing  descreve tudo o que deve ser realizado pela agência ou pela organização, para alcançar os objetivos das campanhas.

Dentre as suas funções está manter a organização dos trabalhos, visto que ele centraliza as informações mais relevantes para que o projeto seja colocado em prática.

Os dados contidos nele podem ser segmentados por equipe, de modo que os times tenham acesso às informações que precisarem e possam cumprir seu papel até a conquista dos resultados.

Outra função é fazer com que o projeto seja mais assertivo. Se você conhece bem a sua empresa, o mercado, o público-alvo ao qual o projeto é direcionado e seus objetivos, ele se torna mais assertivo no que diz respeito às tomadas de decisão.

Em linhas gerais, esse documento é importante para atender às expectativas do projeto e alcançar os resultados desejados.

Por fim, ele também assume a função de direcionar as ações e evitar que os colaboradores que estão trabalhando no projeto se percam.

Assim, um buffet para eventos evita desperdício de tempo e outros recursos, como os financeiros, com tarefas desnecessárias.

O briefing completo contém os objetivos que se pretende atingir com o projeto, orientando o caminho para atingi-los. Portanto, agora que já sabe disso, no próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre seus objetivos.

Objetivos do Briefing

O briefing ajuda a identificar o que o cliente quer, o que ele precisa e o que é necessário fazer. Com ele, todo o projeto é facilitado e o retrabalho é minimizado. Mas, para funcionar, é necessário levar em conta seus objetivos, que são:

1- Descrever os objetivos e metas do projeto

A empresa precisa identificar o que o cliente quer. Por exemplo, no caso de uma agência de marketing, pode ser que o cliente queira um design inteiramente novo para a marca.

É importante, também, que o cliente defina os seus próprios objetivos, visto que isso facilita a criação de algo do agrado dele e que seja compatível com as características de seu público-alvo.

Se a agência está criando o design da embalagem de uma lampada fluorescente 40w, sabendo bem quais são seus objetivos e metas, ela consegue sensibilizar e educar o público-alvo do cliente, muito além de apenas vender a lâmpada.

2- Público-alvo

Outro objetivo do briefing é definir quem são os clientes da marca, já que é necessário adaptar tudo dela para essas pessoas.

O público-alvo é definido como um montante restrito de pessoas. Por exemplo, para uma loja de cosméticos, seu público pode ser formado por mulheres de classe C, de 20 a 50 anos.

É com base nessas informações que você consegue definir a persona do negócio, uma representação do cliente ideal, e que vai afunilar ainda mais as estratégias do projeto.

3- Prazos e orçamento

O orçamento é um dos objetivos do briefing porque, por meio dessa definição, é possível modelar o projeto, de acordo com aquilo que a organização pode investir.

É dessa forma que uma empresa evita criar algo de baixa qualidade em relação àquilo que ela pode investir, ou escolher uma coisa muito acima de suas possibilidades.

Ao determinar o projeto ideal e ajustado às possibilidades da companhia, um fabricante de lanternas consegue impactar quem pretende comprar lanterna decorativa artesanal, caso esse seja seu objetivo.

Definir o prazo é outro objetivo do briefing porque é assim que você terá tempo suficiente para realizar o projeto, sem prejudicar a qualidade dele.

Leve em consideração a realidade do negócio no momento, para assim saber se o prazo definido é flexível e atende às necessidades dele.

No caso de uma agência de marketing, ela precisa ser realista com os clientes, caso o tempo disponível seja muito inferior ao que o trabalho precisa para ser conquistado.

Neste sentido, é interessante oferecer algumas alternativas, para que a parceria se consolide e o projeto seja viável para os dois lados.

4- Escopo do projeto

O briefing também tem o objetivo de desenhar um escopo do projeto. Às vezes, alguns desejam uma solução mais completa, enquanto outros podem simplesmente querer adaptar alguma coisa.

É comum que o escopo seja óbvio em relação ao objetivo da companhia. Por exemplo, se uma grafica de impressao digital quer vender pela internet, ela precisa apenas investir em uma plataforma e-commerce.

Mas, nem sempre é assim, por isso, o ideal é conhecer bem a empresa e o objetivo dela, para que o projeto esteja de acordo com isso.

5- Estilo

Cada empresa tem um estilo diferente. Por exemplo, uma marca de jeans pode adotar um aspecto mais despojado para suas campanhas, enquanto um fabricante de móveis de escritório precisa de uma postura mais séria.

Cada um possui seus gostos particulares e um público específico, mas nem todos sabem expressar essas características.

Por isso, o briefing ajuda a entender o que a empresa gosta ou não em termos de design. Sendo assim, crie vários modelos, por exemplo, para um front light banner, antes de escolher o definitivo.

6- Materiais necessários

Esse documento também tem como objetivo ajudar a definir os materiais necessários. Veja se a empresa já possui um acervo de fotos, flyers, panfletos e outros itens do tipo.

Ao avaliar os materiais promocionais já existentes, é possível ter uma visão mais adequada do que pode ser feito.

7- Definir objeções

Por fim, o briefing também tem como objetivo definir aquilo que a empresa quer e aquilo que ela não quer sob hipótese alguma.

Você não pode se basear nas escolhas e decisões de empresas concorrentes. Uma gráfica especializada em banner com foto tem uma necessidade diferente de outra gráfica.

Enquanto uma pode querer um layout de 3 colunas no site, a outra quer que a cor verde seja predominante.

Mais do que saber o que a companhia deseja, é importante ter claro na mente o que ela não deseja. Ao especificar essas informações no briefing, o caminho para chegar ao que o negócio deseja fica muito mais simples e fácil.

Lembre-se de que o principal objetivo do briefing é nortear os trabalhos até o objetivo do projeto, portanto, quanto mais informações claras ele tiver, mais próximo do resultado esperado o job estará.

Conclusão

O briefing é um documento importante e que não pode faltar, seja na hora de elaborar uma estratégia de marketing ou qualquer outro projeto importante para empresa.

Para dar certo, é necessário que as etapas sejam guiadas de maneira igual entre todos os membros das equipes.

Ao disponibilizá-lo, uma empresa de entrega de documento permite que todos os envolvidos conheçam as informações importantes, e assim possam dar continuidade ao seu trabalho sem erros ou problemas mais complexos, do início ao fim.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o conceito de briefing, sua função e os seus objetivos. Ao trabalhar com ele, o sucesso de qualquer projeto do seu negócio estará garantido, e seus clientes se sentirão mais satisfeitos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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