4 dicas de como escolher um serviço de streaming

Atualmente, a internet tem sido a maior ferramenta que veio para dar suporte a humanidade, tanto no quesito empresarial quanto no quesito de entretenimento. Hoje, entenderemos um pouco mais sobre o streaming e suas variedades de serviço.

Ao longo dos anos, descobrimos o cinema como uma forma de arte e consequentemente como um novo meio de entretenimento. 

A prática foi mudando conforme o tempo passou, mas ainda assim, temos o hábito de parar e assistir alguma coisa para nos divertir.

A até duas gerações atrás, a maior fonte de entretenimento era a televisão e todos eram reféns de seus canais abertos, tendo de se adequar a uma programação que as grandes emissoras transmitiam para o seu público.

Mais alguns anos e fomos apresentados a televisão paga, com uma variedade muito maior de canais, desde infantis até os focados em documentários feitos em um estúdio musical profissional.

Com a explosão do fenômeno do YouTube, os canais de televisão perderam cada vez mais força, e hoje em dia, o que mais bomba são os serviços de streaming. Serviços esses que se popularizaram com a chegada da Netflix ao mercado.

Mas afinal, o que é um streaming? É isso que iremos entender agora.

O que é streaming?

Com origem do inglês, a palavra streaming significa, em tradução, transmissão. Tal palavra tem sido difundida entre as pessoas para se referir a esses serviços e hoje é extremamente comum.

O serviço de streaming nada mais é do que um servidor onde existe um catálogo imenso de informações, em sua maioria conteúdo audiovisual, que é enviado para o aparelho conectado a internet no qual você está utilizando, como computador e celular.

Isso acontece porque, enquanto você está conectado ao servidor, o dispositivo que você está utilizando está baixando informações e transmitindo rapidamente, enquanto outras mais informações estão sendo carregadas. 

O mais comum é encontrar filmes, séries, desenhos e documentários, desde algum que aborda um estudante em uma aula particular de piano até ficção científica sobre extraterrestres. 

Os tipos de conteúdo são bastante abrangentes para agradar diversos tipos de público.

Algumas pessoas lembram como era difícil em meados dos anos 2000 baixar algum conteúdo e assistí-lo.

Muitos apelavam para a prática ilegal da pirataria pela dificuldade de acesso a conteúdo por meio da internet. E por isso foi tão importante a chegada de empresas como a Netflix.

No entanto, é importante entender que o streaming não se aplica apenas para filmes e séries, mas para transmissões ao vivo e músicas também, por exemplo as plataformas da Twitch e o Spotify.

O streaming é o futuro

A maior qualidade dos serviços de streaming é que você pode utilizá-los quando e o quanto quiser por um valor mensal de assinatura. 

Sabe aquele filme que você perdia na Tela Quente e teria de esperar a reprise somente dali a uns seis meses? Esse problema acabou.

Podendo ser acessado tanto de casa quanto de uma locação de espaço comercial, o streaming permitiu que o próprio usuário escolhesse o que gostaria de ver e quando gostaria de ver, quebrando totalmente o fluxo imposto pelas redes de televisão.

Além de não ter propagandas, o serviço permite pausar e voltar quando quiser, além de também oferecer suporte ao consumidor caso ocorra algum problema. Planos mensais que se adequam ao consumidor também são disponibilizados, aumentando o acesso.

Visto o crescimento do Netflix nesse novo mercado e o quão relevante e influente ela se tornou, outras grandes empresas começaram a abrir o próprio serviço de streaming, e hoje em dia, temos diversos serviços disponíveis.

Agora, iremos entender melhor como cada serviço de streaming funciona e passaremos algumas dicas de como escolher o seu, seja pela forma de marketing com seu painel LED outdoor ou pelo catálogo que lhe é oferecido.

Quais serviços de streaming estão disponíveis?

Hoje, é possível encontrar diversos serviços de streamings que se adequem às suas necessidades. 

Entenda as particularidades de cada um e se atente às nossas dicas, assim você conseguirá decidir qual é o melhor para você.

Netflix

Com toda certeza o que mais bombou desde o lançamento. A Netflix é o mais conhecido serviço de streaming voltado para o entretenimento audiovisual como filmes, séries, programas infantis e documentários. 

Trabalha com o sistema de perfis, onde no plano básico é cobrado um valor e no premium outro, no qual existe uma proporção em qualidade de imagem e quantidade de pessoas que podem assistir ao serviço simultaneamente.

Sua vantagem é a imensa variedade de planos mensais, podendo assim escolher o que cabe mais no seu bolso, sendo uma boa pedida caso você procure algo que seja mais confortável para o seu bolso. Possui um grande catálogo e sempre está sendo atualizado.

Amazon Prime Video

O serviço mais parecido com a Netflix, porém, não oferece opção de mais de uma tela simultânea e de perfis. 

Conta com um catálogo bastante variado de filmes e séries, mas o seu maior chamativo é a mensalidade mais acessível que os demais.

Por ser um serviço da Amazon, o assinante ganha alguns bônus na hora de comprar seu rótulo de vinho personalizado ou qualquer outro produto na loja oficial da empresa, além de brindes como jogos de graça em serviços da Twitch.

Telecine Play

Muito parecido com os outros dois serviços citados, a única diferença real é que o assinante tem acesso a todos os filmes lançados pela rede telecine, como o Action, Cult e PoP. Outros canais utilizam da mesma estratégia, como HBO Go e Fox Play.

O valor da mensalidade é mais alto que seus outros concorrentes. Os primeiros trinta dias de assinatura são de graça, mas isso a Netflix e o Prime Vídeo também disponibilizam.

Twitch Tv

A Twitch é a plataforma de streaming focada em games mais influente da atualidade, contendo milhares de canais de todas as regiões do mundo, podendo ser assistida de graça e a qualquer momento por meio do computador, celulares e tablets.

Sua maior vantagem é que qualquer um que se interesse, pode se tornar afiliado e começar a ganhar dinheiro com suas transmissões, sendo o seu canal focado na criação de wobbler display e outras coisas ou em jogos mesmo.

Dicas para decidir o seu serviço

Quando pensamos em qual serviço iremos dedicar nossa atenção e dinheiro, algumas coisas devem ser levadas em consideração.

Visto que, embora seja possível assinar todos, pode não ser o mais viável por falta de tempo e por pesar no bolso.

Leve em consideração os seguinte critérios ao analisar qual a melhor plataforma para você:

  • Preço do serviço;
  • Variedade do catálogo;
  • Facilidade de acesso;
  • Tempo disponível para entretenimento.

 

Embora pareçam simples, tais critérios precisam ser analisados calmamente. 

 

Pode ser frustrante assinar um serviço que não te oferece o que imaginou, portanto, seja por utilizar gravação de áudio para propaganda ou por ter filmes incríveis no catálogo, anote nossas dicas.

01 – Valorize o seu dinheiro

Os serviços de streaming, embora sejam bastante acessíveis, podem doer no seu bolso caso decida assinar todos, podendo chegar a ultrapassar certos orçamentos mensais caso decida assinar os que estão em nossa lista e os que não estão.

Portanto, o melhor a ser feito é verificar o quanto de dinheiro você está disposto a gastar e assinar aquele que atende a essa demanda. 

Os valores do Prime Vídeo podem ser ótimos caso não tenha tanto tempo para assistir, por exemplo.

Ao mesmo tempo, gastar mais em um serviço onde você assistirá no máximo 2 filmes por semana pode não ser o mais indicado.

Sendo assim, não importa o quão bem produzido e bem feito seja a cenografia para eventos da série, pense em você primeiro.

02 – Valorize o seu tempo

Com o dia a dia corrido e o mundo tantos serviços competindo pela sua atenção, decidir em qual serviço você irá investir a maior parte do seu tempo é essencial, mas é muito melhor escolher um serviço e usufruir de seu catálogo do que contratar vários.

Portanto, combine o que tem disponível para investir no quesito tempo e dinheiro e que esses critérios podem guiar melhor a sua decisão.

 

03 – O catálogo deve ser vasto

Um catálogo vasto e com muitas opções é essencial para que você se sinta bem com o serviço oferecido pelo streaming.

Afinal, a função dele é te entreter e caso não tenha tanta coisa disponível no catálogo para que você se divirta, pode ser um problema.

Pesquise os filmes disponibilizados pelos serviços de streaming e verifique se atende às suas necessidades de entretenimento antes de contratar o serviço.

04 – Dispositivos disponíveis para acesso

Nem sempre estaremos em casa para usufruir dos serviços que o streaming nos disponibiliza, podendo ser esse um fator essencial para a sua decisão de qual serviço assinar e investir junto com os critérios já descritos acima.

Caso você seja uma pessoa que, por exemplo, fica muito tempo no transporte público, optar por serviços que dão suporte a celulares e tablets pode ser um bom investimento, coisa que nem todos os streamings disponibilizam.

Espero que tenha entendido melhor sobre as peculiaridades de cada um dos streamings listados neste artigo. Compare eles e utilize o que melhor se encaixar na sua realidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *