12 dicas de estratégia para lançamento de produto

Fazer um lançamento de produto é mais estratégico do que parece, mesmo que muitos empreendedores pensem que para lançar um produto basta apenas cadastrá-lo em sua loja virtual.

No entanto, essa é uma realidade que não acarreta muitos benefícios, pois é necessário seguir estratégias específicas para que o seu novo produto seja benquisto pelo mercado.

Nesse sentido, iremos mostrar a você quais são as principais tarefas para quem deseja lançar um produto. Além disso, daremos dicas de como fazê-lo de maneira que seja um sucesso.

Entenda sobre o que é um lançamento de produto

Seja para dar mais opções a seus clientes ou seja para promover uma nova estratégia, uma empresa que lança um produto novo precisa fazer um planejamento.

Esse planejamento consiste na obtenção de leads com intuito de gerar mais vendas. Parece óbvio, mas muitas vezes só por não ter esse objetivo definido o lançamento do seu produto pode ir por água abaixo.  

Além do pré-lançamento, o pós-lançamento é muito importante para o produto se manter estável no mercado.

Sendo assim, como o assunto é muito complexo, vamos dar algumas dicas importantes.

Como fazer o lançamento?

Sabe-se que além das técnicas existentes no mercado, é necessário que a empresa que irá lançar o produto faça algumas pesquisas antes, são elas:

1- Faça pesquisa de mercado

Lançar um produto não é necessariamente fazer um produto inovador ou exclusivo, mas é justamente encontrar uma oportunidade de negócio que traga soluções às pessoas.

Portanto, aqueles que se destacam não são os que têm ideias mirabolantes, mas os que possuem um olhar atento para as demandas do consumidor.

Se você pretende lançar um produto que substitui o saco plástico, por exemplo, pesquise sobre as pessoas que são favoráveis aos produtos biodegradáveis. E a melhor forma de entender quais são as demandas, é pesquisando.

2- Pesquise o seu nicho

Provavelmente, a essa altura você já vai ter escolhido o seu nicho de mercado, então, investir nele também é fazer uma pesquisa para verificar quais brechas podem ser aproveitadas.

A intenção é entregar uma solução para o problema do consumidor.

3- Saiba sobre a oferta e demanda de seu produto

Existem muitos sites que podem auxiliar você a decidir sobre qual produto lançar, pois por meio deles e da inserção de palavras-chave é possível identificar qual foi a quantidade de pesquisas feitas sobre aquele determinado assunto.

Além disso, se você estiver em dúvida sobre duas vertentes, por exemplo, comida mineira ou comida baiana, é possível fazer o acompanhamento de qual das duas têm mais procura e também é possível verificar se não é uma procura passageira

O Google Ads, Semrush, Ubersuggest e a barra de pesquisa do Google são ótimas ferramentas para pesquisar sobre o seu nicho.

Suponhamos que você tem uma empresa de entrega de documento, analise qual é o tipo de serviço que você também pode oferecer além de entregar documentos.

4- Saiba quem é a sua persona

Personas são personagens semi-fictícios criados por meio de pesquisas com pessoas reais, é por meio delas que é possível verificar qual é o comprador ideal para o produto que você vende, além de ser o norte para as estratégias de marketing.

Por exemplo, investir em uma persona que tenha interesse em comprar lanterna decorativa artesanal, por ser um material específico e para pessoas realmente interessadas, é mais lucrativo do que vender uma lanterna comum.

Para realizar a pesquisa da persona, é necessário que você saiba informações demográficas, idade, gênero e interesses do comprador, quais são suas demandas sentimentais e o que o impulsiona a comprar.

Todas essas respostas são importantes na hora de criar um conteúdo direcionado, fazendo com que sua venda seja orgânica, sem muito esforço.

5- Defina os KPI

Os KPI (Key Performance Indicator), são ferramentas indicadoras de desempenho. Ou seja, eles irão mensurar quais os dados são relevantes para o que você precisa. 

Os KPI mais comuns em lançamento de produtos são:

  • Quantidade de consumidores que compraram a mercadoria;
  • Lucro gerado com vendas no período estabelecido;
  • Porcentagem de consumidores satisfeitos;
  • Fatia do mercado alcançada.

Eles devem estar em todos os times, da produção à vendas, pois quando é feita a pesquisa de mercado, você consegue visualizar quais serão os indicadores a serem analisados.

6- Valide a ideia

A intenção desta etapa é verificar se a sua ideia é aplicável e mais que isso, solucionar algum problema. 

Mesmo que você já tenha um concorrente, se você conseguir executar aquele serviço melhor que ele, faça.

Procure as questões negligenciadas, seja a forma de atendimento, as opções de pagamento e que seu produto seja melhor.

Se você tem uma grafica de impressao digital, e deseja investir em um produto novo, não pense que o seu concorrente também oferece o mesmo trabalho.

Inove a forma de oferecer, mude o material, invista em máquinas novas, seja criativo.

7- A ideia é compreensível?

Se o seu produto não for claro e objetivo, as pessoas não comprarão. Por isso, deixe claro o assunto que ele aborda e qual é o benefício que ele tem, não faça apenas um banner com foto e espere que os clientes comprem.

8- Defina o preço

A definição de preço é muito importante para a entrada de um novo produto no mercado.

Para fazer essa definição, avalie o valor de custo do produto e pesquise a média de preços que o seus consumidores estão acostumados a gastar e o quanto estão dispostos a pagar pelo novo produto. 

9- MVP (mínimo produto viável)

Antes de lançar o seu produto no mercado é necessário que ele passe por uma fase de teste, que é quando será entendido se ele atende às demandas esperadas ou não. 

Nesse sentido, esta fase é imprescindível para o seu lançamento, haja vista que se ele não for bom na fase beta, não será bom na fase alfa, por isso, aqui é o momento de repensar e resolver algum problema do produto.

Se o seu buffet para eventos não tem, por exemplo, rampa de acesso ou elevador para o segundo andar, não está adequado para receber todos os clientes. Por isso, depois que a fizer, abra-o para o público.

10- Defina a melhor época de lançamento

A depender do produto, existem as estações corretas para se fazer o lançamento.

Por exemplo, se você fizer uma ação de marketing promocional de chás no verão, provavelmente, não venderá tão bem se for lançado no inverno.

Nesse sentido, é muito importante avaliar a qual público e qual época o seu produto se encaixa para que ele seja vendido assim que for colocado nas prateleiras.

11- Faça a pré-venda 

A intenção com a pré-venda é fazer com que o consumidor conheça o seu produto e entenda que ele precisa dele.

Portanto, gerar esse interesse pelo produto é de suma importância para as vendas.

Você pode entregar o seu produto para um grupo específico de pessoas que podem influenciar a decisão de compra de outras pessoas.

Além disso, claro, invista em marketing digital, pois é por meio dele que será possível atender diversas pessoas, bem como mensurar os resultados das estratégias.

12- Construa a sua autoridade 

Por meio da internet, hoje, é possível construir um público que acredita e confia na sua marca, por isso, invista em suas redes sociais.

Sua autoridade pode ser construída a partir de:

  •       Blog atualizado constantemente;
    • Vídeos focados em seus produtos;
    • Conteúdo grátis e de boa qualidade;
    • Redes sociais com informações importantes;
    • Interações com o público;
    • Webinars;

 

  • Landing Pages;

 

Outra ferramenta que auxilia na construção de autoridades é a parceria feita com influenciadores digitais. 

Eles, a depender do número de seguidores, podem trazer muitos clientes, além de construir com você mais autoridade diante do mercado.

Sabe-se que as pessoas tendem a confiar mais em um produto quando uma pessoa indica do que quando veem propagandas ou é outra empresa indicando.

Pós-lançamento

Após o lançamento, é necessário tomar notas de algumas outras coisas, como forma de manter o resultado positivo.

Resultado dos KPI

É nesse momento que será possível analisar os pontos fracos e fortes de seu produto, e assim, otimizar alguma estratégia ou simplesmente deixá-la de lado.

Avaliar lucro e calcular o ROI é muito importante para você entender se a sua estratégia está sendo boa ou não. Avaliar os KPI de preferência do consumidor também é muito valioso.

Continue com a suas estratégias de marketing

Mesmo que com a análise dos KPI a sua empresa tenha tido um bom resultado, não pare de fazer a construção de autoridade por meio das estratégias de marketing supracitadas.

Elas são muito importantes para que seu produto seja perene.

Pense em fidelizar os clientes

Por meio de táticas de newsletters, promoções e descontos é possível fazer com que o cliente que comprou uma vez, volte a comprar.

É uma maneira eficaz de fazer com que o cliente torne-se fiel ao seu produto, preferindo ele em detrimento de outro.

Considerações finais

Portanto, agora que você já sabe quais são os principais passos e estratégias para fazer um lançamento, tenha em mente que a intenção é produzi-lo e lançá-lo ao mercado. Lembre-se que a sua ideia sempre será a solução para alguém.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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