Férias de Natal
Depois de ir para o Wally World e a Europa nas férias nacionais do Lampoon e nas férias européias do National Lampoon , respectivamente, restava apenas um lugar para a família Griswold: voltar para casa no Natal. As férias de Natal da National Lampoon funcionam porque entendem que às vezes as férias mais infernais não são quando você sai para visitar a família, mas quando eles vêm visitá-lo.
Mais ou menos como A Christmas Story antes dele, Christmas Vacation opera como uma série de vinhetas de Natal e cenários de piadas, à medida que um calendário do advento leva ao grande dia em questão. Ao longo de tudo isso, Clark Griswold (Chevy Chase) encontra uma árvore comicamente grande, destrói sua casa com a referida árvore e, em seguida, arruína a vida dele, de sua família e da vizinhança com armadilhas de Natal cada vez mais absurdas. Tudo, é claro, culmina em um sequestro criminoso, como a maioria dos natais deveria.
Milagre na Rua 34
Se existe um filme criado para fazer você querer acreditar em Papai Noel, um filme completamente livre de cinismo, mas sem conhecer o mundanismo, é este. Edmund Gwenn está para a tela do Papai Noel como Christopher Reeve está para o Super-Homem, uma presença espetacularmente calorosa que atrai você com sua autoconfiança inabalável e apela à nossa própria natureza melhor. É uma performance tão perfeita, tão natural que consegue ofuscar luminares como Maureen O’Hara e William Frawley, para não mencionar Natalie Wood em uma atuação sábia muito além de sua idade.
Um Conto de Natal
Esta é a estação para ser alegre e alegre, fa la la! A versão dos Muppets do clássico de Charles Dickens é certamente uma das versões mais quentes, puras e melhores (também com ratos cantores e melodias estrondosas). Michael Caine interpreta o miserável Scrooge com Caco como seu escriturário sofredor, e a lista usual de Muppets assume os papéis principais, incluindo Fozzie Bear como o ex-empregador de Scrooge, Sr. Fozziwig (que era dono de uma fábrica de frangos de borracha). É muito engraçado e se Robin, o Sapo, não toca seu coração como Tiny Tim, então nem o conhecemos.
O Papai Noel
O que quer que você pense de Tim Allen, seu primeiro The Santa Clause continua sendo um clássico natalino por causa de uma premissa cativante: um pai divorciado e egoísta (Allen) acidentalmente mata o Papai Noel. Então, porque ele veste as peles vermelhas e brancas do grandalhão, ele agora está se transformando no próprio Papai Noel. É como horror corporal para crianças de seis anos, mas jogado para rir. Também David Krumholtz como Bernard, o elfo do Pólo Norte por meio do Bronx, envelheceu muito melhor do que qualquer outra coisa aqui.
Natal Branco
White Christmas não é o primeiro filme em que Bing Crosby cantou a música titular, mas é provavelmente o mais popular. Isso se deve ao domínio do charme Technicolor do diretor Michael Curtiz. A história na qual Crosby e Danny Kaye são um casal de veteranos da Segunda Guerra Mundial que se unem a uma irmã para salvar o B&B de seu general empobrecido é 100% bobagem de primeira classe. Mas quem se importa quando as sequências musicais são tão boas quanto Vera-Ellen exibindo suas coisas para “Mandy” ou Crosby cantando “White Christmas” em sua forma mais despojada e melancólica durante um campo de batalha da Segunda Guerra Mundial?