7 ótimos filmes para web designers
Se você trabalha com criação de sites, webdesign ou é apenas um amante de tudo isso, veja a lista imperdível que separamos com 7 filmes para web designers:
1. Objectified
Objectified é um documentário de longa-metragem sobre nosso relacionamento complexo com objetos fabricados e, por extensão, as pessoas que os projetam. É uma olhada na criatividade posta em prática para criar objetos do cotidiano, como escovas de dentes ou aparelhos de tecnologia. É sobre os projetistas que reexaminam, reavaliam e reinventam nosso ambiente manufaturado diariamente. É sobre expressão pessoal, identidade, consumismo e sustentabilidade.
Por meio de filmagens da vérité e conversas detalhadas, o filme documenta os processos criativos de alguns dos designers de produtos mais influentes do mundo e analisa como as coisas que produzem impactam nossas vidas. O que podemos aprender sobre quem somos e quem queremos ser, a partir dos objetos com os quais nos cercamos?
2. Helvética
Um documentário sobre tipografia, design gráfico e cultura visual global, que analisa a proliferação de um tipo de letra como parte de uma conversa mais ampla sobre como o tipo afeta nossas vidas.
Helvetica é um documentário independente sobre tipografia e design gráfico, centrado no tipo de letra com o mesmo nome. Dirigido por Gary Hustwit, foi lançado em 2007 para coincidir com o 50º aniversário da introdução do tipo de letra em 1957 e é considerado o primeiro da Trilogia de Design pelo diretor.
Seu conteúdo consiste em uma história do tipo de letra intercalada com entrevistas francas com os principais designers gráficos e de tipos. O filme tem como objetivo mostrar a beleza e a onipresença de Helvetica e iluminar as personalidades que estão por trás dos caracteres tipográficos. Também explora a brecha entre modernistas e pós-modernistas, com estes expressando e explicando suas críticas ao famoso tipo de letra.
Hustwit, inspirado em sua inspiração para o filme: “Quando eu comecei este projeto, eu não podia acreditar que um filme como esse ainda não existia porque essas pessoas são deuses e deusas. O que eles fazem é mais do que apenas logotipos e marcas corporativas – eles projetam o tipo que lemos todos os dias em jornais e revistas, na tela e na televisão. As fontes não aparecem apenas no Microsoft Word: existem seres humanos e grandes histórias por trás deles. ”
3. Design is one
Massimo, nascido na Itália e Lella Vignelli, estão entre os designers mais influentes do mundo. Ao longo de sua longa carreira, seu lema foi: ‘Se você não conseguir encontrá-lo, projete-o’. O trabalho abrange um espectro tão amplo que se poderia dizer que os Vignellis são conhecidos por todos, mesmo aqueles que não sabem seus nomes. Dos gráficos aos interiores, aos produtos e às identidades corporativas, o filme nos leva ao trabalho e aos momentos cotidianos do mundo dos Vignellis, capturando sua inteligência e criatividade, assim como sua humanidade, calor e humor.
4. Adaptando-se ao conteúdo adaptável
Karen McGrane, Fundadora, Bond Art & Science
Há anos que dizemos aos designers: a web não é impressa. Você não pode ter layouts perfeitos para pixels. Você não pode determinar como o site será exibido em todos os navegadores, plataformas e dispositivos. Ensinamos os designers a interromper o controle, pensar em sistemas, adotar os padrões da web. Então, por que ainda estamos permitindo que os autores do conteúdo planejem onde o conteúdo deles “viverá” em uma página da web? Por que desistimos quando eles exigem um editor de texto WYSIWYG que funcione “exatamente como o Microsoft Word”? O pior de tudo é: por que desperdiçamos tempo e dinheiro criando e recriando conteúdo em vez de planejar a reutilização de conteúdo? O que funcionou para a Web para desktop simplesmente não funcionará para dispositivos móveis. À medida que nossos processos de design e desenvolvimento evoluem, nosso fluxo de trabalho de conteúdo precisa se manter atualizado. Aprenda a se adaptar à criação de conteúdo mais flexível.
5. The Curious Properties of Intuitive Web Pages by Jared M. Spool – An Event Apart Boston
Neste vídeo de 60 minutos capturado ao vivo no An Event Apart Boston 2012, Jared M. Spool discute a lógica surpreendentemente não intuitiva por trás da criação de sites “intuitivos”.
Quando uma página da web funciona, seus usuários sabem exatamente o que fazer. Tudo faz sentido e eles alcançam seu objetivo, satisfeito com o seu site. No entanto, muitas vezes as páginas não funcionam e os usuários ficam confusos e confusos. Acontece que as páginas da web intuitivas obedecem a um conjunto de propriedades curiosamente não intuitivas. Assista a Jared explicar como mesclar design de interação, design visual, arquitetura de informações e outras habilidades para reunir experiências na Web que encantam seus usuários.
Jared M. Spool é o fundador da User Interface Engineering, uma empresa líder em pesquisa, treinamento e consultoria especializada em usabilidade de sites e produtos. Um dos comunicadores mais eficazes e conhecedores sobre o assunto da usabilidade atualmente, Jared trabalha no campo da usabilidade e do design desde 1978, antes de o termo “usabilidade” ser associado aos computadores. Na Engenharia de Interface do Usuário, ele guiou a agenda de pesquisa e transformou a UIE na maior organização de pesquisa do gênero no mundo.
6. TypeFace
Situado em um estúdio de impressão na zona rural de Wisconsin, este documentário rastreia a vida de designers da velha escola que são devotos da arte da impressão tipográfica. O filme se passa no Hamilton Wood Type and Printing Museum, que é dirigido por um casal de artesãos aposentados que passaram a vida devotados à cada vez mais rara técnica de design que viu seu surgimento nas décadas de 1950 e 1960 antes de ser substituída pelo design digital.
Este documentário tem muita coisa acontecendo, existem vários temas, um amor à tecnologia ‘steampunk’ da impressão em estilo antigo, um amor moderno por tipografia e design e as histórias de uma cidade muito longe de qualquer lugar que já teve sucesso, e agora está muito longe dos descolados digitais que se juntariam a ele.
As pessoas salivam com a abundante filmagem de letras esculpidas em madeira, desde os dias em que o uso de uma fonte foi um grande investimento, e redimensionar o tamanho de um ponto exigia uma bandeja cheia de ‘tipos’. Outros apreciarão as pessoas reais desfrutando de seus entusiasmos. Um dos melhores e cheio de charme.
7. Why Man Creates
Por que o homem cria se concentra no processo criativo e nas diferentes abordagens desse processo. Ele está dividido em oito seções: O Edifício, Brincando, O Processo, Julgamento, Uma Parábola, Digressão, A Busca e A Marca.
Em 2002, este filme foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Cinema dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como sendo “cultural, historicamente ou esteticamente significativo”.
Através de várias divertidas ações ao vivo e vinhetas animadas, Saul Bass ilustra uma particularidade fundamental e essencial da natureza humana que nos mantém vivos e o mundo girando, evoluindo e alcançando novos projetos e possibilidades: a necessidade da criação. E por criação, Bass significa tudo, desde arte a coisas mundanas, de palavras e números a trabalhos abstratos incomuns.