Como funciona a distribuição de filmes para o cinema Brasileiro?

Você já parou para pensar como os filmes chegam até você? A produção de um filme vai muito além de um roteiro.
A cadeia produtiva, ou seja, o caminho que é feito pelo produto desde sua criação até o momento do consumo do cinema brasileiro envolve muitos processos.
Tais como as produções artísticas e produções comerciais, por isso há filmes que demoram anos para serem lançados.

E cada vez mais o cinema vem gerando lucros de dar inveja. Pode passar anos e as pessoas continuam indo ao cinema assistir seus filmes.

Há filmes como os vingadores ultimato que bateram recordes de bilheteria. Apesar de haver hoje sites que disponibilizam filmes e séries, o cinema nunca perde seu posto.

Vamos a seguir te explicar melhor como é a distribuição de filmes para o cinema. Confira e prepare a pipoca!

Conheça as 3 etapas de distribuição de filme para o cinema

Não podemos negar que o mercado está cada vez mais digitalizado. Há diversos tipos de plataformas disponíveis para se ver filmes e séries.
E você pode pensar que o cinema com isso acaba perdendo dinheiro, mas está enganado! O cinema tem algo que essas plataformas ainda não tem: filmes de lançamento.

Em alguns sites como no tgatas sp só quem é assinante assiste, já no cinema é algo que todos podem ver antes mesmo de chegar nessas plataformas.

Mas você já ficou curioso para saber como os filmes chegam no cinema, separamos 3 etapas para desvendar esse mistério. Veja a seguir:

Etapa 01: Hora da produção

É nesse momento que nasce seu filme favorito, Nessa etapa é o momento de elaborar o roteiro do filme, como será as fotografias e, os figurinos, os passos de danças e quais músicas ao longo do filme serão tocadas. 

 

A princípio é nessa etapa que há o desenvolvimento do que será feito durante o filme, por isso, os profissionais acabam levando até anos para tirar o projeto do papel.
Vale lembrar que todo cuidado é preciso pois irão lidar com uma grande quantidade de dinheiro e se o filme for ruim tudo poderá ser perdido.


Etapa 02: Distribuição

Leve em consideração que a distribuição será feita para TV ‘s, cinema, e as plataformas digitais como Amazon, Netflix, Disney+ e etc.

O produtor ou produtora será a pessoa responsável por pensar na estratégia de marketing para que o filme seja um sucesso. É ele que pensará como será o lançamento, ou seja, onde será anunciado o novo filme a fim de chamar a atenção do público.

Etapa 03: Momento da exibição

Chegou a hora de monetizar e mostrar ao público todo o trabalho feito.

O distribuidor será o responsável por distribuir o filme para o cinema, plataformas de streaming ou até mesmo para canais de TV.

É nesse momento que todo valor investido no filme precisa ser recuperado.

Hoje a maioria das pessoas assistem seus filmes e séries por meios digitais, por isso, o lançamento no cinema deve ser algo inovador sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *