Câmeras de smartphones: benefícios e 5 motivos para realizar uma produção caseira
Com a disseminação da internet e o crescimento das redes sociais e da quantidade de pessoas com acesso à esfera digital, o mundo mudou muito. Um assunto encantador nesse universo é o das câmeras de smartphones, que são os celulares inteligentes.
Embora já existissem em testes e aplicações específicas na década de 1990, foi após a virada do século que esses celulares mostraram sua verdadeira potencialidade, especialmente pelo acesso à internet e pelo avanço das câmeras de foto e vídeo.
Claro que uma grafica de impressao digital ou qualquer outra empresa que trabalhe na área de design não poderá reduzir todo seu maquinário a celulares. Contudo, isso não quer dizer que esses smartphones não possam ajudar e muito na produção de conteúdo.
É um erro muito comum achar que para produzir vídeos e fotos profissionais é preciso ter cursos na área ou mesmo investir em equipamentos caríssimos. Na verdade, alguns dos influencers digitais de maior sucesso começaram apenas com o celular.
Isso já deixa claro como hoje a grande oportunidade de cada um pode estar na palma das mãos, não é mesmo? As diversas redes sociais existentes dão uma prova abundante de como as coisas realmente funcionam assim.
Outro exemplo são os e-commerces, já que fotos e vídeos bem feitos podem fazer toda diferença na hora de aumentar as vendas e conseguir resultados mais sólidos e sustentáveis. Imagine para vender algo como instrumentos musicais de sopro.
Certamente, um celular com uma boa câmera pode produzir um material multimídia de primeira qualidade, de modo que isso vai fazer com que um negócio que acabou de começar já se destaque no meio da multidão de empresas vendendo a mesma coisa.
De fato, com a disseminação dos smartphones, ninguém mais tem desculpas para dizer que não pode começar um negócio do absoluto zero, seja para virar influenciado digital, vender produtos ou mesmo gravar cursos, aulas e afins.
Aliás, vender cursos livres e ministrar aulas também tem se tornado uma incrível fonte de renda, desde que sua multimídia seja bem produzida. Sobre a disseminação dos smartphones, também não há como negar, pois as pesquisas comprovam.
Segundo dados do próprio IBGE, que é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 79% dos brasileiros têm um aparelho de celular, sendo que mais da metade desse número tem ao menos dois.
Alguns dados não impressionam, como o fato de que em áreas urbanas a densidade de aparelhos é bem maior. Contudo, outros dados impressionam, como o fato de que muitas crianças acima de 10 anos já contam com um aparelho pessoal.
Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo novidades sobre esse assunto, além de dicas práticas, como os 5 motivos para você mesmo realizar uma produção caseira de vídeo ou foto e começar a desfrutar dos benefícios que isso gera.
O mais bacana é que um smartphone pode ajudar qualquer pessoa, independentemente do seu interesse profissional ser o de fazer vídeos comentando qual é o melhor champagne do ano, ou então tirar fotos para vender roupas em e-commerces.
Então, se você quer entender como isso é possível e começar a desfrutar dessas vantagens o mais rápido possível, basta seguir adiante na leitura.
1. Planejamento para o sucesso
Como vimos, utilizar celular para produções caseiras não implica limitar-se apenas a produções amadoras e sem grandes ambições. Na verdade, vários projetos extremamente ambiciosos e promissores podem começar por essas dicas que damos aqui.
O primeiro grande motivo para isso é o de que muitas pessoas já obtiveram sucesso assim, como mencionado acima. Portanto, a dica de ouro aqui é que você tenha um planejamento muito bem delineado.
Identificar um talento pode não ser tão fácil, mas, geralmente, as pessoas já sabem mais ou menos do que gostam e o que querem fazer.
Por exemplo, se um rapaz faz instalações de lampada fluorescente 40w, ele pode tomar a liberdade de criar um canal de vlog e começar a postar suas experiências em cada cliente que for atender, tudo feito pelo próprio smartphone.
Inclusive, hoje a maioria das redes sociais tem plataformas que são totalmente integradas com a realidade dos celulares, de modo que a usabilidade é toda adaptada para a mobilidade dos smartphones, facilitando a produção de conteúdos e multimídia.
Aliás, esse é outro grande motivo para iniciar produções caseiras, pois se as maiores plataformas digitais do mundo facilitam a publicação desse tipo de conteúdo, já quer dizer que a internet como um todo tem forte aderência a eles.
2. A evolução das câmeras de celular
A verdade é que se pegarmos alguns filmes de décadas atrás, ou nos lembrarmos de como era a transmissão televisiva naquela época, vamos nos surpreender com a questão técnica.
De fato, hoje qualquer celular é capaz de produzir filmagens, fotos e multimídias em geral com uma qualidade muito superior àquela que, na década de 1990, por exemplo, era a mais profissional do mercado.
Portanto, um dos grandes motivos para fazer produções caseiras é este: essas produções já não são tão caseiras assim.
Hoje, andamos pelas cidades grandes e vemos várias propagandas, como no mobiliario urbano em sao paulo ou qualquer outra metrópole, anunciando celulares super modernos, com câmeras incríveis, várias lentes, zoom digital e daí em diante.
Enfim, os primeiros aparelhos que saíram há duas décadas tinham lá seus limites. Alguns não passavam de 0.11 megapixels e não reservavam mais do que 20 fotos, mas hoje já não é mais assim.
Atualmente, já se fala em câmera dupla ou até mesmo tripla, com qualidade de 12 megapixels em cada, ou seja, mais de 30 megapixels totais. Sem falar no zoom de alta qualidade e nos recursos de edição que ainda vamos explorar adiante.
Inclusive, já é possível gravar vídeos em HD (High Definition) pelo celular, e até mesmo em Full HD, ao mesmo tempo que a evolução não para e só promete melhorar.
3. Como escolher a melhor opção?
Uma grande vantagem de poder realizar essas produções em casa é que você tem muitas opções de celulares com câmera no mercado, de modo que é possível escolher o melhor custo-benefício para sua aplicação.
Realmente, toda busca precisa ser feita com cuidado. Imagine que você fosse comprar lanterna decorativa artesanal, certamente seria preciso ler bastante antes, para entender qual a melhor escolha possível, certo?
No caso da câmera de celular, os principais elementos a considerar são os seguintes:
- Megapixels;
- Zoom;
- Armazenamento interno;
- Flash;
- Câmera de celular frontal;
- Lentes.
Além, é claro, do próprio custo-benefício, já que nem sempre o mais caro é realmente o melhor para cada caso, o que também tem suas vantagens.
Talvez você não precise tanto de uma câmera frontal, caso nunca vá fazer lives, por exemplo. Então, investir mais em um que tenha ótimas opções de câmera traseira seria melhor.
O mesmo vale para funções como zoom (você realmente vai querer captar a imagem de algo distante?) e o flash (afinal, algum dia você tirará foto em ambiente escuro?).
4. Sobre a praticidade do serviço
Uma vantagem incrível de fazer produções com câmeras do celular é a facilidade. Além de o próprio sistema operacional ser intuitivo, facilitando a produção, a parte técnica também é bastante facilitada.
Por exemplo, se uma grafica online atual card quer fazer um vídeo de promoção, alguém pode segurar o celular na mão e simplesmente sair andando pelo local, já que o próprio tom de informalidade é visto como uma vantagem nesse meio.
Por outro lado, caso a apresentação deva ficar um pouco mais formal e seja preciso filmar parado, basta plugar o celular em um tripé e isso garantirá uma captação profissional.
O mesmo vale para vários acessórios que podem ser plugados e aumentarem e muito a qualidade geral do trabalho, como lentes ajustáveis, microfones externos, estabilizadores e muito mais, a depender de cada caso.
5. Bônus: edição e filtros
Como vimos, a maioria das redes sociais já conta com plataformas totalmente adaptadas para a produção de multimídia mobile, isto é, por meio do celular.
Isso evoluiu tanto que hoje existem programas, softwares e aplicativos capazes de melhorar consideravelmente a captura de imagens, tornando o processo ainda mais vantajoso e mais acessível para qualquer tipo de usuário.
Portanto, outro motivo para seguir as dicas que damos aqui é este. Desse modo, seja para filmar as esteiras de uma indústria bem de perto ou para fotografar um saco plástico, os filtros e edições poderão ajudar bastante, sendo facilmente aplicáveis.
Inclusive, além das edições que você pode fazer antes de postar seu conteúdo na plataforma desejada, os filtros de que elas dispõem podem melhorar ou tornar sua produção muito mais dinâmica, engajando mais gente.
Alguns deles são informais e brincam com a imagem da pessoa que está diante da câmera, aplicando máscaras e perucas, por exemplo. Já outros podem aplicar maquiagem e deixar a pessoa mais apresentável, de modo bastante profissional.
Com isso chegamos ao fim, deixando claro que as câmeras de smartphones evoluíram muito nos últimos anos, trazendo vários benefícios a qualquer usuário. Daí os motivos para serem aplicadas em produção caseira.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.