Bloqueio geográfico: Por que a Netflix faz isso e como posso evitá-lo utilizando uma VPN
Netflix é um dos melhores serviços de streaming do mundo e oferece uma ampla variedade de conteúdo de entretenimento para seus usuários. Esse conteúdo inclui principalmente programas de TV, filmes e documentários.
A melhor coisa sobre o Netflix é que o serviço fornece constantemente novos conteúdos e o usuário desfruta de visualização ilimitada dos filmes e séries sem interrupções de comerciais ou anúncios.
O que poucos sabem é que a Netflix oferece diferentes catálogos com base em geolocalização e, atualmente, a melhor biblioteca de conteúdo está na Netflix nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
O que é o bloqueio geográfico?
No mundo digital, o bloqueio geográfico restringe a disponibilidade de conteúdo específico da Internet a uma localização geográfica.
Em suma, o bloqueio geográfico limita o acesso ao conteúdo da Internet com base na localização. Essa técnica é comum nas indústrias de entretenimento que oferecem conteúdo premium na Internet, como a Netflix.
Algumas técnicas são capazes de burlar estes bloqueios. Uma VPN gratuita, por exemplo, pode ser capaz de alterar seu IP e possibilitar que você acesse conteúdos que estão disponíveis apenas em países específicos. Iremos falar sobre isso com mais detalhes ao longo do artigo.
Por que a Netflix utiliza bloqueios geográficos?
Além de seus programas de TV e produções de filmes, a Netflix também oferece conteúdo de propriedade de outros fornecedores. Este conteúdo é geralmente licenciado e protegido por direitos autorais.
A maioria desses direitos de propriedade pode ser exclusiva ou territorial, dependendo de alguns fatores, como produção e até mesmo filmagem.
As licenças e direitos autorais tornam o conteúdo legível para uma determinada região e também impedem a Netflix de oferecer o mesmo conteúdo para outros locais. Às vezes, esses direitos exclusivos de propriedade podem variar de país para país.
Nesse caso, o conteúdo pode ser modificado para países específicos ou o conteúdo será oferecido por tempo limitado.
Portanto, para evitar a violação dos direitos autorais e licenças do proprietário, a Netflix usa o bloqueio geográfico para oferecer conteúdo seletivo a seus usuários.
Como a Netflix implementa bloqueios geográficos?
A Netflix usa serviços de geolocalização, especialmente de endereços IP para fornecer conteúdo diferente para locais diferentes.
Conforme mencionado anteriormente, os direitos autorais e as licenças do conteúdo influenciam excessivamente como a Netflix entrega o conteúdo a seus usuários.
Devido a esses direitos de propriedade, os catálogos mundiais da Netflix são preenchidos com poucos conteúdos não interessantes, enquanto o catálogo dos EUA tem muito conteúdo interessante que você gostaria de assistir.
Esta é uma razão pela qual muitos usuários da Netflix desejam assistir o catálogo Netflix dos EUA.
E para fazer isso, os usuários do Netflix encontraram maneiras de contornar os bloqueios geográficos, principalmente ocultando sua localização real usando ferramentas como VPNs e proxies que atribuem endereços IP virtuais, portanto, locais virtuais.
Para manter os direitos do conteúdo e evitar a violação de direitos autorais, a Netflix criou medidas para garantir que os usuários acessem apenas o conteúdo disponível para sua localização.
Algumas dessas medidas incluem o bloqueio de VPNs e proxies principalmente usando os seguintes métodos:
Lista negra de provedores de VPN populares
A lista negra é um mecanismo de controle que evita que alguns usuários acessem um determinado serviço; é como uma lista de bloqueio.
Usando tecnologias padrão da indústria para listar VPNs populares, a Netflix garante que os usuários não enganem o sistema usando locais virtuais.
Bloqueio de conexões do mesmo intervalo de IP
Os usuários que acessam a Netflix americana do mesmo servidor VPN terão IPs dentro do mesmo intervalo. Isso aciona o sistema e automaticamente o Netflix saberá que uma VPN está em uso. Portanto, eles bloquearão todo o intervalo de IP.
Isso geralmente é feito para bloquear ou banir qualquer host ou site indesejável de entrar no nó ou servidor. Desta forma, evita que cause danos ao computador individual ou à rede.
Desbloqueadores de DNS na lista negra
Essas foram as primeiras ferramentas bloqueadas pela Netflix. Ao contrário das VPNs, ao usar um bloqueador de DNS, a Netflix pode fazer seu dispositivo pingar outro domínio e, se um IP diferente aparecer, o sistema saberá que você está trapaceando.
A Netflix costuma forçar a busca de DNS do Google faz com que o aplicativo ignore quaisquer ferramentas. Especialmente aqueles que são usados para mascarar o DNS real. Isso revela sua localização real e, por sua vez, você só obtém o conteúdo disponível em sua localização.
Ignorando os bloqueios geográficos da Netflix
Você ainda pode usar alguns serviços confiáveis que não são bloqueadas. Alguns serviços possuem configurações capazes de contornar os bloqueios geográficos da Netflix e obter acesso à Netflix dos EUA.
Essas VPNs possibilitam o acesso, criando e mantendo um túnel seguro que esconde o tráfego da Internet de olhares indiscretos, e isso inclui mecanismos de bloqueio do Netflix.
Por exemplo, se você se conectar a um servidor VPN dos EUA, o servidor encaminhará seu tráfego para os servidores Netflix.
Além disso, o servidor VPN dos EUA atribui a você um endereço IP virtual que oculta seu endereço IP real e localização – isso faz com que seu tráfego pareça estar vindo de um local dos EUA e, portanto, a Netflix não o bloqueará.