6 melhores adaptações dos quadrinhos para as telas
Produções da Marvel e DC estão entre as principais adaptações das HQs
Nas últimas duas décadas, as adaptações das histórias em quadrinhos dominaram de vez a cultura pop. Filmes, séries e jogos focados em personagens criados décadas atrás foram capazes de alcançar um novo público e, com isso, heróis e vilões chegaram a um novo patamar de popularidade. A aceitação do público foi tamanha que até mesmo personagens que antes eram conhecidos apenas por um nicho de fãs de quadrinhos tornaram-se mundialmente famosos.
Mas quais seriam as principais adaptações envolvendo um personagem da DC ou da Marvel? A lista abaixo apresenta algumas das obras que mais se destacaram nessa adaptação e que devem ser conferidas por qualquer fã do gênero.
Homem de Ferro
Se hoje o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) é a maior franquia da história do cinema, muito se deve ao sucesso de Homem de Ferro. Lançado em 2008, a produção é uma das mais fiéis à origem de qualquer personagem de quadrinhos, apresentando de forma eficaz como o bilionário Tony Stark foi capaz de montar uma armadura incrível em uma caverna.
Com uma mistura equilibrada entre o universo de quadrinhos e elementos de ficção científica, o principal trunfo do filme é Robert Downey Jr. no papel principal. A sua atuação foi tão carismática e certeira que ele se tornou sinônimo do personagem. Isso sem contar o visual incrível das armaduras do super-herói em ação, criando cenas inesquecíveis.
Batman: O Cavaleiro das Trevas
Sem dúvidas, Batman: O Cavaleiro das Trevas é um dos principais expoentes entre as adaptações de quadrinhos para o cinema. No segundo filme da trilogia comandada por Christopher Nolan, o diretor explora um lado mais obsessivo do herói, ao mesmo tempo que mostra todoo lado caótico do seu principal arqui-inimigo, o Coringa — com uma atuação histórica de Heath Ledger, tão aclamada que o ator ganhou um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.
Além de Ledger, o filme também conta com atuações incríveis de Christian Bale, Morgan Freeman e Gary Oldman. A relação antagonista e doentia entre Batman e Coringa prende a atenção do espectador do começo ao fim, que fica a todo momento tenso sobre qual será o próximo passo dado pelo vilão.
Deadpool
A existência de Deadpool é uma verdadeira vitória dos fãs. Por muitos anos, os executivos da Fox, detentora dos direitos do personagem na época, resistiram à ideia de lançar um filme para maiores focado no Mercenário Tagarela. Contudo, após o vazamento de um teste do filme, que levou os fãs à loucura, a Fox não teve outra saída senão produzir de fato o filme.
A fidelidade e o tom dado à obra é o que torna o filme um diferencial tão grande. Se feito da maneira errada, o personagem seria mais irritante que engraçado. Entretanto, a ótima atuação de Ryan Reynolds no papel, combinada com o figurino, as cenas de ação e o fato de o filme realmente ser para maiores de idade, fizeram com que a produção fosse um grande sucesso.
Homem-Aranha no Aranhaverso
Praticamente nenhuma obra conseguiu adaptar um quadrinho tão bem quanto Homem-Aranha no Aranhaverso. Aproveitando-se do fato de ser uma animação, a obra literalmente coloca balões de pensamentos e divisão de quadros que são comuns nos quadrinhos na tela, com um estilo único e que arrebatou o coração dos fãs.
Outro grande trunfo do filme é o fato de ele ser uma verdadeira carta de amor ao Homem-Aranha e tudo o que o herói representa. A história de descoberta e afirmação de Miles Morales e a mensagem de que “qualquer um pode usar a máscara” são poderosíssimas, encantando todos aqueles que são fãs do que o herói significa.
300
Dirigido por Zack Snyder, 300 é um ótimo exemplo de adaptação que está no mesmo nível do material original. A história original, escrita pelo lendário Frank Miller, acompanha a resistência dos soldados de Esparta em defender a Grécia do ataque do imperador persa Xerxes. Inclusive, o próprio Miller esteve envolvido na adaptação da história.
Com isso, Snyder conseguiu imprimir um estilo visual único, que foi ao mesmo tempo autoral e respeitador à obra. Os movimentos e os sons do longa criam um tom que torna a história ainda melhor e se encaixam perfeitamente na narrativa.
Capitão América: O Soldado Invernal
Um dos filmes mais elogiados do MCU tem a vantagem de dispensar que você precise ver vários outros filmes da Marvel para aproveitá-lo. A ideia de colocar o Capitão América no centro de um suspense político, com um clima constante de desconfiança, dá um tom de maior seriedade para a história.
Isso sem contar que a trama aborda assuntos atuais, como vigilância governamental e o debate entre liberdade individual e segurança pública. Tudo isso coroado com cenas de ação espetaculares, uma das mais memoráveis do MCU até os dias de hoje.