9 melhores filmes de comédia que você precisa assistir
Os filmes de comédia são aqueles que tem como principal objetivo provocar risadas e diversão na audiência. Trata-se de um dos gêneros fundadores do cinema, vindo diretamente dos palcos de teatro.
Aliás, a comédia possui grandes ícones mundiais, como Charles Chaplin e os irmãos Lumière.
Desde então, o gênero tem sido palco de grandes atores, atrizes, diretores e equipes brilhantes com o objetivo de fazer a plateia explodir em gargalhadas a cada cena previamente planejada.
A comédia pode ser realizada de qualquer ponto. Quando uma pessoa cai de uma cadeira de escritorio gamer, por exemplo, acaba gerando uma reação de risos na plateia que está assistindo.
Além disso, a comédia funciona como uma manifestação crítica à sociedade, seja em termos de política, economia ou como uma contracultura, usando de elementos engraçados para apresentar seus questionamentos e reclamações.
Embora o gênero não tenha tanto destaque quanto outros em premiações, existem muitos profissionais que defendem fielmente o gênero, principalmente pela dificuldade em exercê-lo. A verdade é que não há um manual de como fazer as pessoas rirem.
A graça é um conceito muito subjetivo, e os filmes de comédia encontram muitos críticos ao estilo justamente porque a apresentação não está de acordo com o tipo de humor que impacta aquela pessoa ou grupo.
Situações comuns do dia a dia, como um ambiente de conserto de celular, podem gerar cenas engraçadas nas mãos certas.
Entretanto, o principal ponto que faz as pessoas rirem é a identificação. A comédia usa uma hipérbole de eventos cotidianos para gerar identificação com o público e, consequentemente, a graça da cena, sendo alguns dos tipos de comédia:
- Pastelão;
- Humor negro;
- Sátira;
- Comédia corporal.
No Brasil, a comédia tem um importante papel dentro do mundo audiovisual. Desde os primórdios do cinema, ela esteve presente enfrentando a crítica especializada, mas sempre muito querida pelo público.
Entre os muitos notáveis que passaram nos halls da comédia brasileira, lendas como Oscarito, Grande Otelo, Mazzaropi e Dercy Gonçalves fizeram o público rir e se encantar mesmo frente a um cenário de uma série de dificuldades.
A seguir, confira uma lista com alguns dos melhores filmes de comédia da atualidade, para você poder aproveitar com a família, amigos ou até mesmo durante o intervalo em seu trabalho de assistencia tecnica de informatica computador e dar boas risadas.
1. Quanto Mais Quente Melhor (1959)
Este clássico, estrelado por Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon, é obrigatório no currículo de qualquer cinéfilo apaixonado por comédias.
É a história divertida de dois músicos desempregados que se disfarçam em uma banda feminina depois de presenciarem um crime, mas acabam se apaixonando pela cantora principal.
Um roteiro simples, mas executado com maestria e até hoje aclamado pela crítica como uma das melhores obras de todos os tempos.
2. Dr. Fantástico (1964)
O filme, cujo nome completo é “Dr. Fantástico ou: Como eu Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba”, é uma das obras-primas de Stanley Kubrick, aclamado diretor de cinema.
Essa comédia é uma crítica direta ao impacto da Guerra Fria, que estava em seu ápice no lançamento do filme, e conta a história de um general americano que acredita cegamente que os soldados soviéticos estavam sabotando os reservatórios de água americano.
Ele então acaba enviando bombas para a União Soviética e fica preso em uma sala com as comunicações interrompidas, sendo que ele é o único capaz de cancelar o lançamento e iniciar uma terceira Guerra Mundial.
Este é um dos maiores exemplos de como o filme pode fazer as pessoas rirem enquanto compreendem o impacto e a seriedade de uma situação, além de ser feito com talento como uma crítica política à situação da época.
3. Monty Python e o Cálice Sagrado (1975)
O grupo Monty Python é um dos mais influentes e importantes do humor inglês. Embora não seja um tipo de humor para todos, aqueles que gostam da acidez e da ironia se deliciaram com esta releitura dos contos arturianos.
O longa é uma grande sátira a diversos elementos históricos e ficcionais baseados na idade média, além de servir como crítica política e social da própria Inglaterra.
A mente genial dos membros do Monty Python, como Terry Jones, John Cleese, Graham Chapman e Terry Gilliam mostra a atemporalidade do filme, quando legiões de novos cinéfilos reverenciam esta como uma das melhores comédias de todos os tempos.
O grupo também é conhecido por fazer esquetes de comédia na televisão britânica, usando espaços comuns do dia a dia, como uma grafica cartao de visita, para levar comédia ao público.
4. Isto é Spinal Tap (1984)
Esse é um exemplo claro de como a comédia pode tomar proporções gigantescas. O filme conta a trajetória de uma lendária banda de Heavy Metal da Inglaterra, conhecida como Spinal Tap.
Um dos roteiristas e diretores do filme, Christopher Guest, também atua como o guitarrista da banda, que foi inventada para o filme.
Nos moldes de um documentário, o filme mostra um pouco do convívio da banda e equipe ao longo de uma turnê, como a instalacao eletrica completa e os problemas que acontecem nesse processo, de maneira hilária.
Entretanto, milhares de pessoas na época do lançamento acreditaram que o Spinal Tap era uma banda de verdade.
Por conta disso, Christopher conseguiu tirar a banda dos cinemas e fez algumas turnês pelos Estados Unidos e Europa, além de lançar alguns álbuns, sendo o mais recente em 2009.
As músicas da banda também apareceram em diversos outros veículos de mídias, como animações e seriados de televisão, mostrando o impacto que uma comédia bem produzida pode gerar.
5. Feitiço do tempo (1993)
Este filme de Harold Ramis, estrelado por Bill Murray, se tornou um clássico atemporal. A história não é nenhuma novidade no cinema, mas foi contada de maneira tão magistral que marcou gerações e tem seu nome na história.
Quando um repórter meteorológico vai fazer uma matéria de uma celebração local conhecida como “Dia Da Marmota”.
Antes de realizar a entrega de documento de sua matéria, ele acaba ficando preso em um looping temporal, revivendo o mesmo dia todos os dias.
O termo “Dia da Marmota” é utilizado inclusive em outros contextos, mostrando a importância e a influência deste filme, que além de engraçado tem uma importante lição sobre o amor e a compaixão.
6. O Auto da Compadecida (2000)
Uma pérola da comédia brasileira, este é um dos filmes nacionais mais aclamados de todos os tempos. A direção de Guel Arraes com participação de grande elenco, torna esse filme mais do que um simples longa-metragem.
Assistir o Auto da Compadecida é uma experiência, e o poder de captura da obra original, uma peça teatral de Ariano Suassuna, conta uma história divertida e cativante, que deve ser assistido por todas as pessoas para admirarem o trabalho profissional executado aqui.
7. Borat (2006)
O comediante Sacha Baron Cohen é um dos mais influentes humoristas britânicos da atualidade.
Em Borat, ele interpreta um repórter jornalístico do Cazaquistão, que viaja pelos Estados Unidos entrevistando diversas pessoas em situações comuns, como em uma empresa de entrega motoboy.
A figura de Borat é extremamente ofensiva, o que é um fato pensado para escancarar o preconceito e os problemas que os entrevistados apresentam. É um humor ácido, forte e certamente não é para todos.
Entretanto, o filme é uma prova do poder de crítica social que a comédia pode fazer, mostrando como os preconceitos se propagam por trás de uma forma ingênua e indiferente, ao invés do uso de força bruta.
8. Minha Mãe é Uma Peça (2013)
O humor de Paulo Gustavo é irreverente e cativante, e prende os espectadores na cadeira do cinema durante todo o filme. Ele interpreta dona Hermínia, uma figura baseada em sua própria mãe, e mostra maneirismos comuns e identificáveis para a maioria dos brasileiros.
Ainda que seja uma personagem caricaturada, ela é extremamente factível e real, e em muitos momentos do filme as pessoas se identificam com as situações ou com os diálogos apresentados.
O poder dessa comédia é tamanho que foi considerado o filme mais assistido pelos brasileiros em seu ano de lançamento.
9. O Grande Hotel Budapeste (2014)
Este longa de Wes Anderson explora uma forma diferente de fazer comédia, mais sutil. Em um período entre as duas guerras mundiais, um gerente do renomado Hotel Budapeste faz amizade com um jovem empregado.
Então, são exploradas diversas histórias vividas por ambos com os hóspedes do hotel, que conta com um incrível elenco e uma estética de front light banner de tirar o fôlego.
Este é um dos maiores filmes de 2014 que levou milhares de pessoas às salas de cinema, ganhando 4 Oscars, maior premiação do cinema norte-americano.
Considerações finais
A comédia está presente em diversos modelos, e com um impacto importante em toda a sociedade. Por isso, assistir a um filme desse gênero é mais do que sentar e dar algumas risadas. É entrar na história, se identificar e se divertir.
Assim, a comédia se torna um dos mais importantes modelos do cinema atual.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.