Video-on-demand: o que é?
Mesmo que ainda não tenha ouvido falar sobre video-on-demand, provavelmente, está utilizando alguma ou tem assinado um aplicativo desse tipo de plataforma dentro do seu celular.
Visto que as plataformas de video-on-demand (VOD) ganharam o gosto das pessoas, assistir filmes e séries nunca mais será a mesma coisa.
Foi-se o tempo em que as pessoas esperavam semanalmente algo que tanto desejavam, porque grande parte da imersão desses conteúdos se perdiam por diferentes fatores.
Mas, precisamos ver além do que nos é oferecido, sendo assim, porque não começar a oferecer conteúdos.Saiba que mercados em expansão como esse dos VOD acabam por gerar diversas oportunidades para um empreendedor com uma grande ideia.
Portanto, neste artigo abordaremos um pouco sobre as plataformas de video-on-demand explicando um pouco de como elas funcionam e os benefícios que elas trazem para as pessoas que começaram a consumi-las diariamente.
Video-on-demand: conceito
Já imaginou estar tocando um ou mais instrumentos musicais de sopro como flautas e saxofone, e sem nenhuma explicação ele para de funcionar. Você abre o instrumento e encontra uma mensagem escrita, espere até semana que vem para tocar mais.
Isso ocorre diariamente com pessoas que acompanham programas e séries pelos métodos tradicionais como a televisão aberta ou fechada.
O processo de continuidade é negado para os telespectadores devido a necessidade de cumprir horário.
Nasce, então, as plataformas de video-on-demand que com uma assinatura mensal ou pagando pelo conteúdo que escolherem, podem assistir o que quiserem sem interrupções. A tradução do termo para o português é: vídeo sob demanda.
Note que uma pessoa que deseja assistir uma série ou um filme dispõe de tempo e planejamento para emergir no que seria uma concentração para seu entretenimento ou estudos.
Contudo, isso é negado dela uma vez que a televisão fica constantemente interrompendo o conteúdo com comerciais e rotinas que impossibilita a concentração.
Apesar de todos os equipamentos e estrutura com iluminacao a LED industrial o consumidor não é prioridade.
Quem nunca deixou de ver um programa que gerou muito interesse por conta do horário. Seja muito cedo ou muito tarde essa impossibilidade de escolher quando e onde assistir o que você quer frustrou muitas pessoas ao longo de suas vidas.
O VOD batalha justamente para impedir que essa frustração chegue até as pessoas. Oferecendo um catálogo grande de conteúdos de acordo com o que essas empresas trabalham para que o consumidor decida quando e onde assistir.
Impactos do video-on-demand
É inevitável dizer que as grandes emissoras estão perdendo público cada vez mais. Tanto é que muitas delas passaram a investir não somente nas redes sociais, mas em plataformas pessoais de video-on-demand com conteúdos exclusivos.
Nota-se que existe uma preocupação nessas emissoras em prender o público, mas o modelo tradicional de televisão impede que isso ocorra.
Existe uma série de regras e nuances a serem seguidas que impossibilita um tratamento mais exclusivo.
Muitos programas de televisão dependem de seus patrocinadores para mantê-los no ar, então por mais que tenham uma grande ideia do tamanho de uma lampada fluorescente 40w. São incapazes de impedir a quebra de imersão.
Outro lance interessante foi o impacto que essas plataformas causaram nas antigas locadoras de filmes. Antes era extremamente comum as pessoas irem até esses estabelecimentos e alugarem os filmes do final de semana.
Todos sentaram e assistiram durante uma semana, mas tiveram que devolver após o término do tempo alugado. Era que funcionava e durou por bastante tempo, mas caíram em desuso uma vez que não há mais a necessidade física de ir até esses locais.
A internet integrou tudo de maneira direta e consistente, fazendo com que filmes pudessem ser vistos de casa ou no ônibus e até na praia à luz de uma fogueira com os amigos. Toda essa comodidade fez muitos segmentos perderem acesso.
Muitos Youtubers e streamers, por exemplo, mantém canais e lives que rendem mais visualizações do que muitos programas de televisão que operam em rede nacional. Está aí outra coisa que está caindo por terra, limitação de localização.
Contudo, não vamos misturar streamers e youtubers, pois são segmentos que estão ganhando espaço, mas não tem muita relação com o assunto referente a video-on-demand.
O que está ocorrendo é que esses influenciadores são contratados por empresas de VOD para gerar mais acessos e conquistar mais assinaturas. É como fazer um banner com foto para uma loja, só que de maneira digital.
De fato, essa mudança ajudou muitas pessoas a assistirem conteúdos de qualidade e incrementar em suas vidas diversas experiências que o meio tradicional jamais poderia oferecer.
Motivos do sucesso
Agora que já sabemos o que é o impacto que os video-on-demand causam no mercado, precisamos entender o que faz elas terem tanto sucesso perante o público.
Rapidamente, poderemos citar os seguintes motivos:
- Controle total do usuário perante aos conteúdos escolhidos;
- Multiplataforma podendo ver em diferentes locais e dispositivos;
- Preço acessível e contratos poucos invasivos;
- Produções com exclusividade e de qualidade;
- Conteúdos atuais e relevantes com a realidade presente.
Note que a grande parte dos motivos que causam o sucesso das plataformas de VOD fazem referência ao que os meios tradicionais são incapazes de trazer para seus consumidores.
É como querer comprar lanterna decorativa artesanal e achar exatamente o que você estava procurando.
Um grande exemplo disso são os preços e contratos exorbitantes da televisão fechada. Ver séries e filmes com imagens Full HD ou agora 4k é algo extremamente caro e inacessível para muitas pessoas.
Além disso, você não tem o controle do que estará assistindo, dependendo exclusivamente da boa vontade da sua operadora em comprar o filme que você deseja assistir e ter a sorte de passar em um horário em que você consiga ver.
Cancelar um plano desses após tê-lo contrato também é um dos maiores paradigmas da vida de um brasileiro. Quem nunca preferiu continuar pagando um serviço que não estava utilizando simplesmente pela preguiça de esperar horas pra fazer o cancelamento?
Pois é, essa foi a realidade vivenciada por muitas pessoas ao decorrer de muitos anos sem ter para onde fugir, mas agora tudo mudou, facilmente você tem acesso a conteúdos de qualidade e atuais por um preço que cabe no seu bolso.
Caso deseje uma qualidade ainda maior do que a oferecida, pode contratar e cancelar no momento que quiser com o aplicativo da plataforma.
Não precisa ligar e muito menos se pintar de azul, igual uma esquete famosa mostrou anos atrás.
Tipos de plataformas on demand
Cada plataforma on demand atende cada tipo de público, não se limite a achar que essas plataformas são apenas de séries e filmes.
Portanto, mostraremos que há um leque muito mais extenso onde cada empresa monta sua grafica de impressao digital para conquistar seu público.
Os primogênitos bonitões
Estamos falando das primeiras plataformas que popularizam o video-on-demand no mundo. Elas conseguiram chamar a atenção de todos os públicos e abraçaram o máximo que conseguiram, mas como ninguém é absoluto e perfeito não agradaram a todos.
Essa falta de agrado fez com que o público buscasse plataformas que atendessem aquilo que procuravam.
Nasceram as empresas de video-on-demand menores, mas para atender um público-alvo mais segmentado.
É o caso de plataformas que dão mais acessibilidades e produções de diferentes culturas que fogem da homogeneidade americana.
Elas ciram conteúdos com voltados para o público afrodescendentes; judeu, LGBTQIA+, mexicano e entre outros.
Plataformas de games
Da mesma forma que as locadoras foram caindo em desuso, as lojas de jogos também. Antes um front light banner com o novo jogo de futebol com o craque da vez fazia sucesso entre a garotada.
Agora eles compram seus jogos sem sair de casa além de ver diversas análises e não podem ser interrompidos de forma alguma.
Além disso, se fizerem assinatura podem ganhar jogos exclusivos e de graça.
Plataformas educacionais
Estudar para concursos, provas e ter conhecimento da história do país é algo que muitas pessoas se interessam e pagam por isso.
Em busca de atingir esse público, diversas empresas passaram a criar conteúdos em suas plataformas de video-on-demand.
Só que em vez de passar séries e filmes, ensinam as pessoas a cozinhar, pintar, desenhar, escrever e estudar para concursos de interesse específico.
A pluralidade do conhecimento e a exclusão de opiniões diferentes realizada durante muitos anos pela mídia tradicional abriu espaço para professores, cientistas e empresários para montarem seus documentários e contarem a sua versão da história.
Um público enorme de pessoas que antes não se sentiam representados passaram a migrar para essas plataformas e hoje estudam somente por elas. É como fazer a entrega de documento de confiança a essas empresas, algo que vai além do entretenimento.
Considerações finais
Ao longo do artigo vimos as plataformas de VOD e como elas impactaram de maneira positiva o mundo audiovisual, não somente para os consumidores, mas para diversos profissionais que encontraram um novo rumo por meio delas.
As mídias tradicionais diferente do que falaram não irão acabar, mas precisarão se reinventar, a vez agora é da internet que cresce com sua inovação e acessibilidade. Conteúdos de qualidade para todos isso é o futuro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.