Recursos audiovisuais: 3 principais benefícios para um clipe
Tendo o seu maior destaque em meados dos anos 2000, impulsionados por alguns canais de TV, os videoclipes se tornaram recursos audiovisuais importantes para a indústria da música e abriram várias portas para esse ramo de entretenimento que conhecemos hoje.
Os clipes são um formato de conteúdo audiovisual que mistura diversos elementos do gênero, como música, performance e uma produção de vídeo atrativa, que desperta o interesse de seus espectadores, seja pelo que está sendo mostrado ou contado.
É interessante esse tipo de produção uma vez que um estilo único é criado, misturando diversos formatos de arte e unindo-os de forma uniforme. Com a adição do storytelling, a fórmula para criar algo que agrade o seu público-alvo está feita.
Podendo ser feito em ambientes alugados, como um estúdio de cenografia para evento, ou se for a proposta e decisão artística do clipe, em lugares abertos, como no meio de uma floresta ou de uma rua.
No artigo de hoje, entenderemos um pouco melhor o conceito de clipe e como aplicar os recursos audiovisuais de forma correta e assertiva, descrevendo algumas dicas e benefícios ao contribuir na produção de um ou criar o seu próprio. Acompanhe a leitura!
Conceito e importância dos recursos audiovisuais
Quando pensamos em recursos audiovisuais, diversos termos e possibilidades nos surgem na cabeça, mas existem alguns critérios que normalmente são seguidos para trazer qualidade para a obra, independentemente do tema que aborda. Eles são:
- Vídeo;
- Áudio;
- Roteiro ou storytelling;
- Abordagem artística.
Esses elementos, juntos e bem coordenados, são capazes de gerar conteúdos incríveis para o seu público-alvo, seja o tema abordado sobre aluguel de painel de led, promoção de alguma música nova ou simplesmente algo para entretenimento.
Um clipe deve apresentar, de forma bem coesa, todos os elementos acima descritos. De nada adianta o diretor ter uma abordagem artística fantástica se a forma como ele conta a história para o seu espectador for totalmente sem nexo.
Tal erro pode tirar a imersão daquele que irá assistir o clipe, e a imersão é fundamental para que o storytelling seja bem desenvolvido. Quanto à baixa qualidade de áudio e vídeo, esses são problemas que de nenhuma forma podem acontecer.
Para tais casos, se houver capital disponível para investir, se utilize de um estúdio musical profissional. O importante é que todos esses critérios sejam interligados entre si, criando um efeito extremamente positivo quando bem elaborados e desenvolvidos.
Claro que nem todos os clipes precisam ter uma super trama, desenvolvendo tudo em 5 minutos. Isso quem dirá será a forma como o diretor aborda e dirige todas as cenas para a montagem final do clipe.
Portanto, vamos entender agora alguns passos necessários para a criação de um clipe e como aplicar os recursos audiovisuais ao resultado final:
Orçamento e planejamento
Desde a contratação dos atores até a locação de espaço comercial, para a construção de qualquer projeto – nesse caso, de um videoclipe -, é necessário um planejamento coerente, fazendo orçamentos e estimativas de tempo e capital que será investido.
Diversos pontos devem ser levados em conta, como por exemplo, a escolha de locais para a gravação, escolhas artísticas que serão seguidas, seleção de atores, tempo médio de duração das gravações, investimento em figurinos, materiais e equipamentos, etc.
Caso o orçamento não seja o suficiente, o corte de alguns gastos e economia de recursos serão necessários, seja nos atores, figurinos ou até mesmo na iluminação para evento. Portanto, saber o que se tem disponível para gastar e utilizar com sabedoria é fundamental.
Lembrando que, caso planeje realizar a gravação em locais públicos, é necessário de autorização de órgãos governamentais que controlam o local, e no caso de lugar privado, dos proprietários do local.
Crie um bom roteiro
Dependendo da forma como abordar a criação de seu clipe, a forma como contar a história, é preciso um roteiro melhor elaborado e amarrado, para que o espectador entenda o que está acontecendo e tenha a própria interpretação sobre o que está assistindo.
Seja um clipe musical de alguém realizando o conserto monitor lcd ou dançando em um palco, existem estilos de vídeo que precisam de roteiros melhores do que outros, então, não precisa escrever um roteiro super inovador ou completamente surreal.
Uma boa dica é realizar um brainstorming com a sua equipe, todos guiados pela ideia central do enredo. Capte todas as outras ideias e organize-as de forma que faça sentido para o andamento da gravação, se atentando a tudo que pode utilizar.
Lembre-se também que o clipe deve atingir um público-alvo e ter alguma relação com a sua marca, fazendo assim com que expanda seu alcance. Por ser algo muito necessário, muitos contratam empresas especializadas na criação de roteiros.
Pense na produção
Esse é o ponto onde, de fato, a gravação e realização alcança seu cerne, desde a gravação de áudio para propaganda até as filmagens para o clipe. Ou seja, é onde mais será necessário a colaboração de todos para que tudo ocorra de forma harmônica.
Como já dito anteriormente, é necessário um profissional para coordenar todo o processo e direcionar os outros para que cada um faça a sua parte e o projeto flua. Portanto, contrate um diretor ou alguém que saiba o que fazer, para que assim não ocorram atrasos.
Não esqueça da pós-produção
Essa é a etapa onde os recursos audiovisuais serão mais utilizados, pois em sua grande maioria, serão inseridos durante a edição do seu clipe. A pós-produção pode ser bastante demorada, pois até mesmo um wobbler display pode ter sua importância no projeto final.
Em outras palavras, esse é o momento onde você escolherá as melhores cenas, com as melhores atuações, enfim, irá utilizar tudo que fez de melhor e criará a montagem para que o seu clipe fique o mais próximo do objetivo principal possível.
Tome cuidado pois, nessa etapa, serão incluídos os efeitos sonoros, trilhas, efeitos especiais, artes gráficas, entre outros. A presença do dos roteiristas e do responsável pela direção de arte do clipe é imprescindível, pois eles guiarão a edição.
Vantagens conquistadas com esse recurso
Assim como qualquer investimento de qualidade, existem benefícios em utilizar o formato audiovisual para transmitir suas ideias através de um clipe ou qualquer outra mídia que utilize estes recursos. Vejamos algumas:
1 – Maior imersão sensorial
Assim como na hora de aprender algo absorvemos muito mais informação quando assistimos e ouvimos algo, com a experiência audiovisual não seria diferente. Essa é uma das maiores, senão a maior, vantagem que este tipo de conteúdo traz.
Experiências audiovisuais elevam a forma como o espectador enxerga seu projeto, fazendo com que o mesmo possa até sentir a emoção que deseja transmitir, além de ser levado a lugares que nunca visitou antes, e sentimentos nunca antes sentidos.
Uma experiência audiovisual forte fica bastante marcada para quem a presencia, podendo se tornar inesquecível, além do mesmo fazer a divulgação espontânea, querendo que outros tenham a mesma sensação que ele sentiu.
2 – Mais atrativo
Sem sombra de dúvida, o conteúdo audiovisual tem muito mais apelo do que o conteúdo visual e em áudio de formas separadas. Pense em como é muito mais interessante assistir a um grande filme blockbuster do que ouvir um podcast falando sobre ele.
Além disso, a facilidade de compartilhamento e velocidade de consumo é muito maior. Não desprezando outras formas de entretenimento e conhecimento, como os livros, mas eles requerem um tempo maior para serem totalmente consumidos.
3 – Maior interação do público
Dependendo da forma como foi compartilhada e do tipo de mídia no qual o conteúdo foi utilizado, é possível ter um feedback do seu público e entender quais foram os seus maiores acertos e erros, para que assim, em um futuro projeto, não os repita.
É extremamente comum, quando falamos sobre clipes, que eles sejam lançados nas redes sociais e, principalmente, no YouTube, que é a maior e mais completa plataforma de vídeos da atualidade, chegando a um valor de mais de 1 bilhão de acessos diários.
Utilizando este tipo de plataforma, é possível verificar a quantidade de pessoas que gostaram ou não do seu trabalho, com as ferramentas “Gostei” e “Não Gostei”, além dos insights.
Além disso, ainda é possível saber exatamente o que cada uma das pessoas que se interessaram achou do produto final através da sessão de comentários das plataformas. Mesmo que seja algo mais específico, ainda assim, é bastante útil.
Tais plataformas ajudam também na divulgação, fazendo com que seu clipe tenha um alcance tremendo em poucas horas de lançamento, dependendo, certamente, da quantidade de pessoas que o visualizarem e do engajamento delas.
Então, o que achou das orientações e dos benefícios de utilizar os recursos audiovisuais? Seja criativo e coloque em prática aquela sua ideia que está há tanto tempo guardada e produza você mesmo o seu próprio clipe!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.