Spot ou jingle: saiba qual é a melhor opção

Quem acompanha uma rádio sabe que ela possui, além da sua programação normal, alguns tipos de anúncios, que são exibidos durante os seus intervalos. Entre os principais tipos de comerciais temos o spot ou jingle, e saber a diferença entre eles é importante. 

A publicidade é um elemento fundamental para as empresas, tanto para aquelas que decidem anunciar em um determinado canal de mídia, quanto para as que oferecem o serviço.

Além disso, anúncios bem desenvolvidos podem ser fundamentais para o público que deseja consumir produtos ou serviços e está sempre antenado para encontrar boas empresas e divulgações interessantes. 

Levando em conta que uma rádio possui limitação em termos visuais, ele deve apostar em ferramentas que transmitem de maneira ideal o que os ouvintes precisam entender. 

Assim, pode ser um desafio saber como anunciar um flyer digital sem poder exibir uma foto do item, e é aqui que entra a importância de utilizar recursos para tornar a divulgação mais completa e efetiva. 

Dessa forma, é comum que as rádios ofereçam formatos de publicidade especiais, sem os quais ela certamente não conseguiria atuar de maneira efetiva. Entre eles estão o spot e o jingle, duas opções de anúncios interessantes para essa modalidade. 

Elas são desenvolvidas de modos diferentes, de maneira que para escolher aquela que mais faz sentido para um tipo de segmento e de produto é necessário conhecê-las mais a fundo, identificando qual atende melhor aquele perfil de divulgação. 

Sendo assim, quem deseja anunciar em uma rádio deve entender melhor as características do spot e do jingle, para então selecionar a melhor opção para o seu negócio. Por esse motivo, se você quer saber mais sobre o tema, siga na leitura deste conteúdo. 

O que é spot?

Quem quer promover a locação de espaço comercial pode apostar em um anúncio na rádio para conseguir atrair mais clientes e fechar novos contratos. Para isso, uma das opções possíveis é fazer um anúncio em formato spot

Para entender do que ele se trata, é interessante conhecer as suas principais características, que são:

  • Locução simples ou mista (uma ou mais vozes);
  • Pode ser mixada com efeitos sonoros;
  • Pode ter música de fundo;
  • Formato ideal para conteúdos mais extensos;
  • Duração pode ter 15, 30, 45 ou 60 segundos.

De forma geral, o spot é um formato de publicidade narrado, por um ou mais locutores, podendo apresentar efeitos sonoros e até mesmo receber uma melodia ao fundo, enriquecendo o conteúdo. 

Por se tratar de uma narração, é indicado para publicidades que sejam mais longas, sendo o tempo maior de apresentação de 60 segundos. Assim, pode ser a melhor alternativa para uma empresa de cenografia para eventos descrever mais sobre o seu trabalho. 

O que é um jingle?

Além do spot, outra modalidade de anúncios em rádio é o jingle. Assim, ele apresenta um conteúdo cantado e musicado, que contém um refrão simples que deve ser elaborado para ficar marcado na memória dos ouvintes. 

Entre as principais características do jingle, podemos elencar:

  • Conteúdo musicado;
  • De curta duração;
  • Feito exclusivamente para um produto ou marca;
  • Pode ser gravado por cantores e instrumentistas;
  • Duração média de 15, 30, 45 e 60 segundos. 

Para gravar um jingle, a empresa pode contratar estúdios de música e desenvolver o seu conteúdo de maneira profissional, o que é indispensável para que o jingle traga os efeitos desejados. 

Por ser um formato que pretende cativar a atenção e se enraizar na memória das pessoas, os jingles também podem ser utilizados em comerciais televisivos, de maneira a alcançar um público maior. 

Quem deseja apostar nesse formato de publicidade pode contratar uma agência de publicidade, entregar informações pertinentes ao tipo de conteúdo que deseja anunciar e aguardar a criação do jingle

Depois de aprovado, segue para a gravação em estúdio musical profissional, pois depende de cantores e de instrumentos para a elaboração final do conteúdo. 

Finalizado o processo, pode ser encaminhado para a rádio, que o incluirá na programação diária do seu conteúdo, de acordo com o contrato de divulgação escolhido pelo cliente. 

Qual a importância do spot ou jingle para uma empresa?

Que o marketing é um elemento cada vez mais indispensável nos dias atuais, disso ninguém duvida. Sendo assim, é de suma importância investir na divulgação de um produto ou marca por meio do spot ou do jingle

As rádios possuem um público que é bastante fiel, e que consome os seus conteúdos diariamente, seja no trânsito, nos intervalos do trabalho ou mesmo em casa. 

Além disso, o alcance de uma emissora desse gênero é bastante amplo, o que ajuda na publicidade de uma companhia de forma prática e extensiva. 

Sendo assim, desenvolver um spot ou um jingle se torna essencial para impactar um público que muitas vezes pode não utilizar tanto a televisão e acaba por dar preferência ao consumo de notícias na rádio, por exemplo. 

Dessa forma, falar sobre uma loja de roupa ou sobre um estúdio para ensaio pode trazer muito mais efeito quando se opta por desenvolver um spot ou um jingle para o seu negócio. 

Diferenças entre esses dois tipos de anúncio em áudio

Apesar de serem conteúdos gravados exclusivamente por vozes, o spot e o jingle possuem diferenças entre si. A primeira delas se trata do ritmo, onde o spot é uma narração e o jingle é cantado. 

Além disso, eles podem ser usados para estratégias diferentes. O spot pode ser um formato interessante para explicar um determinado produto ou serviço para os ouvintes, de maneira que eles entendam o que está sendo falado naquele momento. 

Enquanto isso, o jingle pode ir muito bem para lançar produtos ou fazer com que eles sejam lembrados pelo público no seu dia a dia, sendo um recurso interessante para criar uma permanência dele no mercado. Para ele é até interessante ingressar em uma aula particular de piano.

Em geral, o spot pode ser mais interessante para falar sobre temas que exigem mais tempo para serem explicados de maneira completa, e por isso, acabam também sendo narrados de forma mista, configurando uma espécie de diálogo. 

Já o jingle se trata de uma gravação de áudio para propaganda que precisa ser simples e direta, para que a letra musicada seja decorada mais facilmente pelos ouvintes. 

Por isso, conhecer as diferenças entre ambas as opções é parte importante do processo de escolha, que vai garantir bons resultados para a empresa que deseja se promover via transmissão de rádio. 

Benefícios do uso do spot e do jingle na publicidade

É inegável que o marketing traz uma série de vantagens para as companhias que desejam crescer e atingir os seus clientes, independentemente do local onde eles estejam. 

 

Sendo assim, apostar na gravação áudio de um determinado conteúdo para ser transmitido aos ouvintes de uma rádio é um modo simples e prático de alcançar um público que tem preferência por consumir conteúdos desse tipo de canal de comunicação. 

 

Para se ter bons retornos com esse tipo de divulgação é essencial investir na qualidade dos spots e dos jingles. Nesse caso, é importante desenvolver um bom roteiro, definir uma ou mais vozes, usar efeitos estratégicos e escolher uma trilha sonora de qualidade. 

 

Todos esses pontos, quando bem trabalhados, trazem resultados de grande impacto na publicidade de uma marca, podendo fazer com que ela alcance uma série de benefícios. 

 

Entre eles, é possível mencionar o aumento de clientes, o crescimento das vendas e do faturamento, o fortalecimento da empresa no mercado, a abrangência do alcance e a facilidade de fixação do conteúdo transmitido pela rádio. 

 

Dessa maneira, os objetivos traçados ao se idealizar uma publicidade desse gênero podem ser concluídos com maior sucesso, o que mostra que apostar em um spot ou em um jingle pode ser essencial para o crescimento de uma empresa. 

Exemplos de spot e jingle

Como mencionado, o spot é um tipo de publicidade narrada, e por isso, é ideal para se apresentar conteúdos maiores. Nesse sentido, um exemplo de aplicação interessante é o de falar sobre um evento em um determinado setor do mercado. 

 

Assim, é possível explicar informações técnicas, como o local, a data, o horário, o valor dos ingressos e quais serão os temas abordados na ocasião, deixando todos os dados bem esclarecidos. 

 

No caso do jingle, um bom exemplo de aplicação é justamente o de fazer com que ele torne um produto mais famoso e de fácil memorização. Assim, usar rimas com o nome e com as características do item ajuda a criar uma imagem dele, que vai ficar marcada nos ouvintes. 

 

Ao investir nesses formatos levando em consideração as melhores aplicações para cada um deles é essencial para conquistar os resultados esperados, o que vai trazer clientes e interessados muito mais facilmente. 

 

Em vista disso, se você quer investir em publicidade na rádio e deseja que a sua empresa tenha melhores retornos em termos de divulgação, não deixe de apostar no spot e no jingle para promover o seu estabelecimento ou produtos com maior assertividade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *