cartao de credito sem anuidade

Os 3 melhores filmes antigos sobre dinheiro que você precisa assistir

Blogs, canais de notícias financeiras, Wikipedia, revistas e há uma longa lista de recursos por aí para aprender sobre finanças pessoais. E embora as informações possam instruir, nem sempre inspiram.

Uma das melhores maneiras de entender um assunto, ou começar a entender como um sistema complicado funciona, é observar outras pessoas passarem pelo processo de aprendizado sobre ele. Compreender suas motivações e emoções, os erros que cometem e as verdades que percebem pode colocar um toque pessoal nos tópicos mais mundanos  além de inspirar você a fazer o mesmo.

Filmes com lições sobre finanças pessoais

Os filmes podem ser ficção (em sua maior parte), mas a ficção foi responsável por disseminar algumas das ideias mais poderosas de nosso tempo. Saber como cuidar do seu dinheiro, ou saber qual cartão de crédito sem anuidade escolher, são alguns pontos que envolvem muito na escolha de uma pessoa.

Como uma das formas de ficção de massa mais populares da atualidade, os filmes têm desempenhado um papel importante no enquadramento de ideias e lições em termos que todos podemos compreender. As finanças pessoais não são exceção.

Vamos ver abaixo alguns dos filmes que passam uma lição em planejamento financeiro.

Wall Street

A ganância é boa? De acordo com Gordon Gekko, sim. O retrato de Michael Douglas do investidor de Manhattan rendeu-lhe um Oscar em 1987. Também deu à cultura pop um icônico homem do dinheiro para representar a avareza que um sistema capitalista pode gerar, bem como os perigos que isso pode causar à economia.

cartao de credito sem anuidade

Gerações mais jovens de financistas adotaram a atitude de enriquecimento a todo custo de Gekko, e o filme tornou- se quase tão icônico quanto a rua que deu seu nome. Mas isso não deixa necessariamente o roteirista Stanley Weiser feliz. “Queríamos capturar o hiper materialismo da cultura”, disse Weiser, de acordo com a Vanity Fair . “Essa sempre foi a intenção do filme. Não para fazer de Gordon Gekko um herói. ”

No filme, o jovem emergente Bud Fox (Charlie Sheen) está disposto a fazer o que for preciso para entrar na equipe de Gekko, e isso inclui a coleta de informações privilegiadas para fazer transações ilegais de ações. Isso eventualmente leva à traição de seu próprio pai (Martin Sheen) para satisfazer a ganância de Gekko. Bud é pego por seus enganos e, eventualmente, alavancado pelas autoridades para denunciar Gekko e coletar informações sobre seus negócios ilegais, garantindo assim uma pena reduzida para si mesmo.

“Wall Street” é uma história clássica da ascensão e queda de um jovem trabalhador ambicioso que anseia pelo sucesso a todo custo, mas não entende suas armadilhas. Bud Fox aprende uma lição valiosa no final do filme: jogar de acordo com as regras e viver uma vida de honra e lealdade são mais importantes do que todo o dinheiro do mundo.

Glengarry Glen Ross

Os vigaristas estão por toda parte. Em “Glengarry Glen Ross”, de David Mamet, os vendedores de imóveis de baixo custo gastam seu tempo convencendo as pessoas a comprar terras na Flórida por muito mais do que realmente vale a pena. É um tema semelhante a “Wall Street” – faça o que for preciso para ficar rico – com uma grande diferença: esses caras não têm sucesso.

cartao de credito sem anuidade

Uma das primeiras cenas do filme os mostra repreendidos por um personagem parecido com Gekko interpretado por Alec Baldwin, que lhes dá o eventual catch-22 do filme: Você não pode vender imóveis sem os melhores leads de vendas, mas você não não obtenha acesso às melhores oportunidades se não puder vender imóveis.

É um quadro sombrio do sonho americano que Mamet pinta. Aquele em que homens desesperados fazem o que têm de fazer para enganar os mais fracos e desesperados entre nós. E quando a trapaça simples não funciona, eles conspiram e se enfrentam para obter uma vantagem na corrida para a glória das vendas. No final, o único personagem a enfrentar as consequências é Shelley “The Machine” Levene de Jack Lemmon, que invadiu o escritório à noite para roubar os cobiçados leads de vendas de Glengarry. Os outros corretores que tramam os cidadãos comuns com o dinheiro deles? Eles saem de graça.

Um Crime perfeito

A dívida é um assassino. Em “A Perfect Murder”, Steven Taylor (Michael Douglas) se mete em sua cabeça ao alavancar sua fortuna pessoal para um negócio. Sua aposta sai pela culatra e ele acaba à beira da falência. Ainda bem que ele é casado com a herdeira de uma fortuna multimilionária. Ou é?

cartao de credito sem anuidade

Acontece que sua esposa, interpretada por Gwyneth Paltrow, está tendo um caso com outro homem (Viggo Mortensen) e está pensando em deixar o marido por ele, dando a Taylor um sério golpe duplo. Taylor investiga o passado do personagem de Viggo Mortensen e descobre que o amante teve alguns negócios sujos, que Taylor usa para chantagear Viggo para matar sua esposa. É um plano complicado que surgiu de uma estratégia de investimento super alavancada e da dívida avassaladora que resultou.

Sim, certamente existem formas saudáveis ​​de endividamento, desde que sua situação financeira possa sustentá-las. Uma hipoteca residencial e empréstimos estudantis podem ser adquiridos a taxas de juros favoráveis ​​hoje em dia, e ambos permitem que você invista em seu futuro. Mas outras formas de dívida pessoal – alugar um carro desnecessário, cobrar férias luxuosas no cartão de crédito – são traiçoeiras e potencialmente prejudiciais.

Evite o destino de Taylor sendo prudente em seus gastos e nunca arriscando mais do que pode perder confortavelmente no mercado de ações. As armadilhas da dívida são profundas e perigosas – mesmo que não sejam tão perigosas, realisticamente, quanto a situação de Taylor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *