Marketing cinematográfico: conheça as principais estratégias
O marketing possui muitas vertentes e uma delas é o marketing cinematográfico. A indústria do cinema, assim como qualquer outra, também precisa investir na divulgação de suas produções para atrair público.
Nos últimos anos, ela até mesmo precisou se reinventar para superar os efeitos provocados pelas plataformas digitais, como serviços de streaming e até sites que disponibilizam os mais variados títulos.
Ela precisa manter o interesse do público e levar as pessoas para as salas de cinema. E para isso, passou a investir em novas ferramentas de tecnologia.
De todos os públicos, o mais difícil de atrair são os jovens, pois preferem mais obter entretenimento dentro de casa. E isso mudou a maneira como as pessoas têm acesso às obras.
Com isso, o cinema vem perdendo espaço e a indústria cinematográfica precisa lançar mão de algumas estratégias de marketing.
Para conquistar o público, o marketing tradicional já não serve mais, pois não traz mais os resultados de antes. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é marketing cinematográfico, suas principais estratégias e quais resultados esperar.
Se você se interessa pelo assunto, é profissional da área ou tem alguma dúvida, não deixe de conferir este artigo até o final.
O que é marketing cinematográfico?
Há décadas, as coisas para o cinema eram mais fáceis, bastava um filme ser produzido e as salas estariam lotadas. É só pensarmos nos anos 1990, por exemplo, e contar quantas produções dessa época bateram recordes de bilheteria.
Só que o tempo passou e com a chegada da internet, a humanidade foi inserida na era da informação e as pessoas passaram a ter acesso a diferentes notícias, marcas, produtos e filmes.
Tudo o que uma pessoa deseja adquirir, como painel em PS, basta pesquisar no Google para encontrar. Então, se você quer assistir a um filme, basta procurar por ele.
Vale ressaltar que os sites que disponibilizam produções que ainda estão sendo transmitidas na sala fazem um trabalho ilegal. Mas, mesmo assim, algumas pessoas se arriscam e preferem assistir o filme em casa antes mesmo que ele saia do cinema.
Além disso, uma infinidade de produções são lançadas anualmente, o que aumenta a concorrência no setor, afinal, chegamos ao ponto de termos que escolher o que assistir.
É aqui que entra o marketing cinematográfico, destacando os títulos e permitindo que produções menores conquistem mais espaço com seu público-alvo.
Marketing cinematográfico é um investimento em estratégias que divulgam filmes, e isso envolve ações promocionais e pesquisas. É dessa forma que as produtoras conseguem se aproximar do público e elevar a audiência do que foi produzido.
Afinal de contas, assim como no caso de qualquer outro setor do mercado, como as fabricantes de materiais escolares personalizados, quanto mais vendas, mais lucros.
Para fazer um bom trabalho em marketing cinematográfico, é necessário saber como o cinema se posiciona na internet e investir em novas estratégias.
Para se ter uma ideia de como é importante ter esse entendimento, sabe-se que mais da metade dos consumidores pesquisam trailers e reviews antes de assistir ao filme.
Daí a importância de focar nas plataformas mobile, pois essas pesquisas são, em sua maioria, feitas por meio de dispositivos móveis.
Além de divulgar a produção na internet, é extremamente importante que essa divulgação também aconteça pela televisão, visto que ela não está excluída das fontes de comunicação usadas pelas pessoas, apesar de não ser a principal.
Esse tipo de marketing surgiu há algumas décadas, desde que houve um aumento no número de produções, mas se intensificou com a era digital, fazendo uso de estratégias, como:
- Campanhas em sites;
- Propagandas na TV;
- Relações públicas;
- Assessoria de imprensa;
- Lançamento de filme.
Trabalhar bem o marketing cinematográfico, tanto na internet quanto por meio da distribuição de panfleto inauguração é importante para atrair o público. Dessa forma, mais pessoas assistem a produção, o que eleva os lucros da produtora.
Principais estratégias de marketing cinematográfico
Agora que você já sabe o que é esse tipo de ação, vamos falar sobre suas práticas. Dentre as estratégias de marketing cinematográfico, as mais aplicadas são:
Realidade virtual
Nessa estratégia, a produtora permite que o público tenha contato com a produção, usando-se da realidade virtual. Além de atrair a atenção das pessoas, consegue engajar de maneira emocionante o público e aproximá-lo da narrativa.
A realidade virtual pode transportar as pessoas para uma experiência interativa, o que aumenta o seu grau de interesse. Então, elas vão preferir ir ao cinema, ao invés de ficarem em casa.
Usando um flyer digital, é possível divulgar a realização dessa experiência, e o melhor é que, com o passar dos anos, ela tende a se intensificar ainda mais.
Isso acontece, principalmente, porque a interação entre o ser humano e o universo digital está cada vez mais comum em nosso cotidiano.
Big Data
A tecnologia pode proporcionar momentos incríveis aos consumidores, e o Big Data é uma ferramenta que garante isso. Ele pode ajudar a fortalecer o cinema atuando como um canal de entretenimento.
Coletando informações, como o estilo de filme preferido, é possível ter boas ideias para a criação de anúncios, para que estes sejam mais segmentados e personalizados, ou seja, trabalhados de acordo com o interesse de cada um.
Divulgar um filme pela internet por meio de gravação de áudio e outras estratégias é tão importante quanto divulgar pela televisão. Isso porque os canais digitais ganharam muita força nos últimos anos e fazem parte da rotina do público.
Só que, no que diz respeito ao uso do Big Data, o segredo do sucesso está no fato de que a divulgação não é feita em massa, e por meio da filtragem do público a comunicação se torna muito mais bem-sucedida.
Brand Content
Criar conteúdo relevante é uma necessidade para qualquer público hoje em dia.
Por exemplo, uma marca pode criar conteúdo em ambientação 3D e disponibilizá-los em plataformas como o YouTube para levar conhecimento e informação para as pessoas.
É uma maneira de contar uma história que cria uma conexão emocional entre as empresas e o público consumidor.
Com isso, a companhia consegue gerar mais engajamento, principalmente, tendo em vista que o consumidor moderno está em busca de informações.
Só que para a estratégia funcionar, a produtora precisa investir em qualidade e em assuntos que gerem engajamento, mesmo que o foco não seja a venda, em um primeiro momento.
É a mesma situação para qualquer tipo de marca, como no caso de uma empresa que faz montagem de stands. Se ela oferece conteúdo de qualidade para o seu público, então consegue se posicionar com mais autoridade e conquistar mais credibilidade.
Garantir a acessibilidade
As produtoras cinematográficas precisam, por lei, democratizar o acesso à arte por meio de recursos que permitam que cegos e deficientes audiovisuais consigam consumir suas produções.
Só que, mais do que uma obrigação, tais ações são bem vistas pelo público, em geral, que sempre vai optar por filmes e demais produções que promovam a inclusão e a acessibilidade. Portanto, é uma ótima jogada de marketing.
Resultados esperados
Trabalhar com marketing cinematográfico traz resultados muito parecidos com aqueles que outras empresas obtêm, como no caso de uma fabricante de painel de LED outdoor, por exemplo.
Por meio dele, uma quantidade maior de pessoas é atraída e se conscientiza acerca do filme, série, entre outros, que será lançado. Sem divulgação, fica difícil esperar o sucesso.
Além disso, o trabalho com marketing cinematográfico ajuda a despertar o interesse das pessoas, porque elas podem até saber que a produção existe, mas precisam se interessar por ela.
Ao despertar o interesse do público, a produtora já sai na frente de suas concorrentes e uma maneira interessante de fazer isso é criando enquetes e discussões em plataformas com as redes sociais.
Ao ler os comentários de outras pessoas, é natural que alguém se interesse e busque saber mais sobre o assunto. O marketing voltado para a indústria cinematográfica também permite que a empresa mostre como sua produção pode agregar na vida das pessoas.
É mais diversão, conhecimento, lazer e entretenimento, condições essenciais para a qualidade de vida do ser humano.
Portanto, pode se dizer que o mercado é concorrido em seus mais diferentes setores, e que a indústria cinematográfica se inclui nisso. São filmes produzidos no mundo todo, que oferecem um leque de opções bem vasto para os espectadores.
Sendo assim, fica difícil para o público escolher, e sai ganhando quem soube promover o material do jeito certo.
Sendo então crucial conhecer algumas das principais estratégias do marketing cinematográfico, para fazer qualquer produção sair na frente e ser a preferida pelo público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.