5 maneiras que os e-commerce devem abordar o marketing de conteúdo em 2021
O marketing de conteúdo está sendo muito importante para o crescimento da sua empresa de comércio eletrônico, não só para atrair mais tráfego para seu site, mas também para mostrar um conteúdo de relevância para seu público alvo.
Vamos mostrar no decorrer do artigo, algumas dicas importantes para que você possa apresentar um conteúdo de qualidade e fazer um marketing de conteúdo que seus clientes estão procurando e buscando. Vamos lá:
Torne-o significativo
Uma mudança importante que estamos vendo em todas as vias de comunicação foi o surgimento do marketing compassivo. Em geral, as empresas deixaram de tentar ser engraçadas e passaram a ser honestas, transparentes e solidárias.
Como um negócio de comércio eletrônico, as oportunidades de criar uma conexão significativa com seus clientes potenciais neste nível são abundantes.
Para fazer isso com sucesso, é necessário demonstrar uma compreensão profunda de seu público naquele momento de comunicação. Obtenha o máximo de insights e análises de clientes que puder, de estudos demográficos recentes a análises de sites, dados de atendimento ao cliente, pesquisas, atividades de mídia social e qualquer outra coisa que você tenha ou possa ter acesso.
Depois de criar mensagens criteriosas e qualitativas consistentes com a identidade de sua marca, divulgue-as por meio de seu site, canais de vídeo, plataforma de e-mail marketing e quaisquer outros meios em seu portfólio digital.
Torne-o pessoal
A personalização baseada em conteúdo é uma estratégia que incentiva os visitantes retornarem ao seu site para continuar de onde pararam. Uma maneira de executar essa estratégia é configurar uma campanha de automação de marketing ou e-mail com base em compromissos anteriores, ajudando cuidadosamente a conduzir os clientes em potencial ao longo do funil de vendas.
Usar estratégias de automação de marketing para simplificar esse processo, permitindo-nos entregar conteúdo personalizado que as partes interessadas podem usar enquanto tomam uma decisão é fundamental.
Então, digamos que um usuário visite sua loja online e adicione um item ao carrinho, mas depois o abandone. Com uma campanha de automação de marketing, você pode definir um caminho pelo qual o usuário recebe um e-mail no dia seguinte lembrando-o de que deixou um item no carrinho, acompanhado de um vídeo ou postagem de blog revisando a política de devolução de sua empresa.
Isso não apenas o coloca de volta no radar, mas também fornece ao cliente informações úteis, das quais ele pode não estar ciente, que agora ele pode manter em mente ao considerar esta e outras compras futuras. Também serve como um forte complemento para uma iniciativa de retargeting que faz parte de sua estratégia paga.
Torne-o útil
O material perfeito para marketing de conteúdo é educacional, sem promover diretamente quaisquer produtos ou serviços que uma empresa vende. É por isso que os boletins informativos são um formato tão perfeito para marketing de conteúdo.
Como um boletim informativo é criado e apresentado em nome de uma empresa, há uma oportunidade de imprimir o DNA dessa empresa em todo o conteúdo, sem tentar vender algo explicitamente. Considere apresentar artigos de notícias sobre tendências relacionadas ao setor, resultados de pesquisas relevantes, estudos e outras notícias de terceiros. O objetivo é oferecer informações tão valiosas que os consumidores desenvolvem uma fidelidade à sua marca.
Embora a distribuição de conteúdo seja o foco de um boletim informativo, um de seus grandes benefícios para os criadores é como um recurso de dados. As informações básicas necessárias para se inscrever fornecem uma linha de base de informações sobre seus leitores.
Os dados de desempenho gerados a partir de seu envolvimento contínuo com o boletim informativo permitem que você avalie o que obtém a melhor resposta, respectivamente. Também é comum perguntar esporadicamente aos assinantes do boletim informativo que tipo de informação eles mais gostam ou estariam mais interessados em receber. Tudo isso é um conhecimento valioso em termos de pesquisa de mercado e desenvolvimento de conteúdo futuro com sucesso.
Melhorar
Como um bom produto, um bom conteúdo resolve um problema algo com que 2020 estava repleto, para dizer o mínimo. No mercado de comércio eletrônico frequentemente turbulento de hoje, aliviar as preocupações dos clientes on-line pode ser conseguido por meio de mensagens precoces, frequentes e consistentes, devidamente posicionadas para atingir o público certo no momento certo.
Até mesmo na sua empresa você já deve estar utilizando as mais diversas tecnologias para otimização nos processos, com o marketing de conteúdo você pode criar até mesmo um app de sistema de controle de ponto para que seus colaboradores possam marcar seus horários e muito mais e a divulgação através do marketing de conteúdo é significativa.
Portanto, ao olhar para 2021, inspire-se na oferta abundante de exemplos recentes em que as marcas demonstram como utilizam estratégias de marketing de conteúdo para resolver os problemas de seus clientes.
Faça com que seja oportuno
A atenção do consumidor é passageira. Uma das estratégias de vendas e marketing de maior impacto que uma empresa pode implementar para chamar a atenção de seu público é concentrar-se no que é importante para eles em um determinado momento.
É por isso que feriados como Natal e Dia dos Namorados, observações diárias como Dia das Crianças e Dia Nacional do Animal de Estimação e as últimas fofocas sobre celebridades recebem tanta atenção e envolvimento, é o que está na mente das pessoas durante um período finito de tempo. É como a versão de conteúdo de oferta e demanda.
Ao entrar no Ano Novo, entrar na mente do cliente deve estar no topo da sua lista de resoluções. Seu objetivo deve ser criar conteúdo que seja significativo para o seu público, mas lembre-se: para fazer isso, você deve primeiro reunir dados significativos.
A maioria das pequenas ou primeiras empresas de comércio eletrônico se enquadra em dois campos: você sabe que precisa melhorar seu jogo de conteúdo, mas precisa de ajuda ou orientação, ou deseja compreender melhor as ferramentas e estratégias que atendem às suas necessidades ou objetivos específicos.
A partir dessas informações podemos observar a importância do marketing de conteúdo na sua empresa, comece a implantar as dicas que passamos no conteúdo que com certeza você vai ver evolução nesse sentido na sua empresa.