Netflix: 5 melhores séries de suspense

Há algumas décadas atrás, era impensável que as pessoas pudessem escolher sua própria programação de modo tão avançado. Graças a streamings como a Netflix, atualmente é possível fazer isso e até filtrar opções mais rebuscadas, como séries de suspense.

Certamente, esse é um dos principais motivos para o crescimento dessa plataforma. Segundo dados da Ebit|Nielsen, hoje a Netflix já conta com mais de 1 bilhão de assinantes no mundo todo, chegando a um faturamento de quase R$ 100 bilhões.

O mais incrível é que isso tudo não demanda uma infraestrutura muito grande. Em termos de liderança, a reunião dos diretores se resume a uma sala de reunião pequena, não raro realizada pela própria internet, de modo remoto.

Afinal, a parte de produção dos filmes e séries fica a cargo das produtoras, que podem ou não ser contratadas diretamente pela Netflix. Outro ponto digno de nota é que o Brasil é um dos países mais engajados nesse tipo de conteúdo.

Segundo a mesma pesquisa, somos o terceiro país em termos de mercado de assinantes, ficando atrás apenas dos próprios Estados Unidos, sede e país de origem da marca, e do Reino Unido, na frente de dezenas de outras nações.

Lembrando que não somos uma potência tecnológica, fator que fica claro em vários traços culturais nossos. Por exemplo, a atuação de uma assistência técnica iphone pode ser bem diferente aqui e em um país de primeiro mundo.

Geralmente, nessas nações mais ricas, as pessoas jogam fora um celular assim que ele fica desatualizado, sendo que aqui nós mandamos consertar até aparelhos antigos. De qualquer modo, somos consumidores ávidos de séries, especialmente de suspense.

Por isso, trouxemos neste artigo não apenas as 5 melhores séries desse gênero disponíveis no catálogo da Netflix, mas também uma explicação do seu conceito, para melhor aproveitamento sempre que formos assistir algo assim.

O mais bacana de tudo é que essa gigante do streaming mundial é uma plataforma que está sempre trazendo coisas novas, inclusive como continuação e temporadas recentes daquelas séries mais apreciadas e comentadas pelos usuários.

Então, você que é fã de carteirinha, que talvez até tenha um mouse pad personalizado ou camisetas da Netflix em casa, siga adiante para conferir essas dicas que vão ajudar e muito na hora de aproveitar o melhor das séries de suspense.

O suspense como gênero

É preciso lembrar que o thriller ou história de suspense precede em vários séculos o surgimento da televisão e da internet. Se considerarmos que sua proposta é ter um vilão colocando obstáculos na vida de um herói, sua origem está na Odisseia.

Sim, o primeiro livro da história do ocidente, escrito por Homero por volta do século dez antes de Cristo. De fato, é a curiosidade humana a base do sucesso desse tipo de história, desde que ela ocorra como entretenimento.

Afinal, quando você contrata um serviço simples como entrega de documentos motoboy, a última coisa que você quer é surpresas. No entanto, quando nos propomos a ler ou assistir uma história, queremos fugir da insegurança e da banalidade do dia a dia.

Assim é que surge o sucesso desse formato que hoje é praticado no mundo todo. Lembrando que também existem subgêneros dentro do suspense, sendo os principais:

  • Thriller criminal;
  • Thriller de mistério;
  • Thriller psicológico;
  • Thriller político;
  • Thriller tecnológico.

Enfim, seja a história de um policial que descobre uma conspiração e acaba envolvido em uma trama que vai além de suas capacidades individuais, ou o caso de um sujeito normal que precisa resgatar sua família, o gênero sempre nos prende.

Às vezes, um simples presente dado por alguém, como perfumes masculinos, já pode servir de gatilho para desenvolver toda uma rede de acontecimentos e desafios a serem superados.

Do mesmo modo, vale lembrar que atualmente os papéis de herói e vilão podem se confundir, dando uma densidade maior para os caracteres e personagens criados, como veremos abaixo.

1. Breaking Bad

Tida por muitos como a série das séries, essa produção aconteceu de 2008 até 2013, mas segue sendo uma das prediletas na categoria suspense e no catálogo da Netflix.

Seu diretor ou showrunner foi Vince Gilligan, que quebrou alguns padrões ao contar a história de um professor de química que se torna mafioso após descobrir que está com câncer.

Isso não revela nenhum spoiler, já que o grande suspense está em saber como ele vai se virar nesse mundo de criminosos, se vai se arrepender e voltar atrás, se a sua família vai acabar entrando em risco e daí em diante.

O grande diferencial dela é, sem dúvida, a profundidade dos personagens, além de referências a clássicos do cinema, como Quentin Tarantino, e a clássicos da literatura, com o nome do próprio protagonista, que é Walter White (referência a Walt Whitman).

Quem trabalha com projetos de comunicação visual também vai se maravilhar com a fotografia e as tomadas de câmera do deserto do Novo México, que é onde a história se passa. Em vários momentos, a paisagem acaba se tornando uma personagem da história.

Outro traço de suspense é que muitas vezes os episódios acabam em um momento de tensão, com um recorte abrupto típico do gênero, de modo que o espectador fica ansioso para assistir logo o próximo episódio.

Hoje, alguns chamam isso de maratonar, que é assistir vários episódios seguidos. Falando nisso, os fãs podem curtir um spin off da série, que é Better Call Saul.

2. Ozark

Aqui, o espectador é chamado a acompanhar a história de Marty Byrde, pai de família que também acaba se envolvendo com o submundo do crime e das drogas.

Lançada em 2017, a série logo foi comparada com Breaking Bad, como se o seu protagonista fosse uma espécie de discípulo de Walter White.

O suspense aqui acontece do mesmo modo: saber como o protagonista vai se safar da relação com pessoas que não têm nenhum escrúpulo. Com a diferença de que a família dele acaba implicada logo de cara, aumentando ainda mais nossa ansiedade.

Nessa série, tudo acontece mais depressa também, pois logo Marty Byrde começa a lavar dinheiro, por meio de negócios de fachada como cassinos, bares ou escritórios compartilhados, mas no fundo, a intenção é apenas não ser rastreado pela polícia.

3. Stranger Things

Essa série arrastou multidões para um estilo que não era tão comum: o da ficção científica. Mesmo quem não gostava acabou aderindo, graças em grande medida ao gênero suspense, que abre várias lacunas bem empolgantes.

Ela estreou em 2016 e demorou um tempo para engatar, mas hoje está entre as mais assistidas no mundo todo. Além de trazer uma celebridade do tamanho da Winona Ryder, o enredo vai se desdobrando cada vez mais.

A protagonista é uma criança autista que sofreu experimentos por parte do governo dos Estados Unidos, na época da Guerra Fria.

Tudo isso vai criando camadas e mais camadas de conspiração e de suspense, mostrando-se um prato cheio para quem gosta do gênero. Um toque especial é que agora a criança vive entre jovens da sua idade, mostrando um lado mais humano.

4. Sherlock

Essa é uma opção britânica, por isso um pouco mais cult do que as demais. Além de ser baseada nos clássicos de Arthur Conan Doyle, clássico da literatura universal.

A produção começou em 2010, trazendo esse personagem que é o símbolo máximo do suspense, já que ele é um investigador e precisa resolver seus casos no estilo mais próximo do gênero policial e investigativo.

Um diferencial é que a adaptação se passa no século vinte e um mesmo, com carros, celulares, metrô e todas as demais tecnologias contemporâneas. Além de que aqui Sherlock Holmes tem um gênio difícil, rebelde e bastante irreverente.

5. Black Mirror

Por fim, outra opção britânica, que também arrasta uma legião de fãs, a tal ponto que hoje não é incomum ouvir alguém dizer que algo absurdo é “muito black mirror”.

Isso se deve ao teor distópico da série, ou seja, ao futuro mostrado como algo absurdo, embora muitas vezes nem seja um futuro tão distante assim. 

Afinal, às vezes um simples computador semi novo já pode ser o gatilho para um universo de contradições e suspenses, sempre focando a relação dos homens com a tecnologia de modo pessimista e aterrorizante.

Aliás, seus episódios são estanques, ou seja, um independente do outro em termos de enredo e de personagens. Isso que poderia ser um desafio ou um ponto fraco para outros, no fundo só reforça a proposta desse thriller.

Afinal, a cada episódio novo a série traz outras possibilidades que vão se chocando até desfechos que quase sempre são uma reviravolta de tirar o fôlego.

Considerações finais

A popularização da Netflix no Brasil já é um fato, sendo que hoje há uma multidão de pessoas acostumadas a maratonar suas séries preferidas.

Com as indicações que demos acima fica ainda mais fácil aproveitar um conteúdo que não vai decepcionar, especialmente para quem realmente é fã de um bom suspense.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *