SXSW: Está na hora de termos mais espaço para discutir TV | Spoilers

SXSW: Está na hora de termos mais espaço para discutir TV

jimmykimmel

“Não há nada como TV”, disse Jimmy Kimmel em seu painel durante o festival South by Southwest, o SXSW, que acontece nesta semana nos EUA. Jimmy está aqui pela segunda vez para fazer uma edição do seu late show ao vivo direto de Austin, Texas, no meio do festival.

Antes de decidir mover o programa para cá pela primeira vez, ele confessou ter dúvidas. “Será que as pessoas vão querem assistir ao meu programa durante um festival que não fala de TV? Elas não estão aqui pela música, pelo cinema, internet, tecnologia, games?” Porém, no ano passado o programa ficou lotado e, neste ano, novamente, o painel encheu um dos principais ballrooms no Austin Convention Center. Foi quando ele disse: “Well, TV. There’s nothing like TV.”

A transmissão de seu programa não faz parte da programação oficial do festival – que é sobre música, cinema e interatividade – porém, quem vem para cá percebe que a TV vem permeando o festival aos poucos e hoje tornou-se uma presença constante e consistente.

Pra começar, dois dos grande patrocinadores do evento são os canais Showtime e HBO. Por isso, toda vez que consulto o aplicativo do evento tenho que encarar o Ray Donovan.

image4

Do mesmo jeito, os ônibus que fazem o shuttle do evento divulgam várias series e o serviço de streaming Hulu (já a Netflix estava palestrando no evento na parte de interatividade, apresentando toda a metodologia de teste a/b para montar sua interface).

image1

Com a TV aparecendo na programação paralela, os canais montam casas pela cidade com programação própria, que se tornaram conteúdo para marcas como a Samsung, que produz o Live Studio desde o ano passado, quando ela trouxe Robert Rodriguez. Desta vez vieram os produtores de The Walking Dead para falar. O Mashable abriga o lançamento da nova temporada de Sillicon Valley e distribui camisetas da Pied Piper. O Comedy Central também marca presença por aqui.

image6

os roteiristas de The Walking Dead

Acredito que está na hora da TV ter um festival próprio e uma ala própria. Jimmy Kimmel concordou quando eu o questionei sobre a necessidade de se discutir oficialmente o conteúdo de TV em um festival como o SXSW: “Sim! Há muita inovação na TV a cabo e aberta atualmente e não há porque ficarmos parasitanto outros festivais.” Dentre esses outros festivais podemos entender também a Comic Con, por exemplo, que hoje tem como grande headliners os painéis sobre seriados.

image5

casa de Bates Motel, do canal A&E

Não há nada como a TV. Ainda não há nada que permita nos aprofundarmos tanto em uma história e em personagens e que nos faça companhia intensa. Não há nada como a TV, que inclusive é um dos assuntos que mais discutimos em nossas redes sociais. Ainda não há meio mais arraigado em nossos hábitos. Está sim chegando a hora de termos mais espaço para discutir TV. E o Spoilers tenta ser alguns metros quadrados para que isto aconteça.

[Crédito das Imagens: Sylvia Ferrari]