Jamie Dornan e o sexo de The Fall e 50 Tons de Cinza | Spoilers

Jamie Dornan e o sexo de The Fall e 50 Tons de Cinza

Esse texto não contém spoilers de The Fall ou de 50 Tons de Cinza

Apesar de ter muita série atrasada nas costas, fiz em janeiro uma maratona de The Fall. Ok, são apenas 2 temporadas com 11 episódios no total, mas o desgaste emocional foi tamanho que no final parecia que eu tinha assistido a 560 episódios de The Good Wife. E a impressão que ficou é: eu já vi um personagem daqueles antes.

Você pode saber mais sobre a série aqui. Em resumo, ela retrata a caçada da polícia de Belfast, capitaneada pela excelente e minha nova heroína Stella Gibson (saiba mais aqui também), ao feminicida Paul Spector.

Spector é um ótimo pai e um respeitado conselheiro de luto que vive uma vida aparentemente normal. Mas tem como antigo hobby pesquisar o cotidiano de mulheres bem sucedidas, morenas e independentes, visitando suas casas, roubando os laços de suas lingeries e chegando a matar algumas delas quando sua fixação atinge o máximo.

Homem que vende uma imagem à sociedade, mas cuja verdadeira personalidade é outra, e tem sérios problemas com mulheres. Se em The Fall o ator Jamie Dornan se torna um assassino, no filme 50 Tons de Cinza ele liberta esse lado negro na cama, vivendo o milionário e problemático Christian Grey. O que é bem mais saudável, convenhamos.

fifty shades of grey animated GIF

O paralelo entre as fixações e as formas como os personagens externalizam suas punções mostra toda a complexidade humana. Não vou entrar no mérito da qualidade da ficção vendida por 50 Tons de Cinza, ou por The Fall (mentira, essa eu afirmo que é maravilhosa, assistam), mas é interessante pensar em como praticamente um mesmo briefing de personagem pode ser escrito de maneiras a agradar públicos bem diferentes.

Nas duas séries a dominação surge como um fator de importância. O sexo está presente, mas sempre subordinado a ela. Grey precisa dominar na cama para obter prazer, impondo, de comum acordo, as suas vontades a sua parceira. Spector se vangloria de não estuprar as mulheres que ataca, mas controla os passos dos seus alvos e usa esses cenários para criar sua pornografia.

Por fim, os dois personagens, ao contrário de muitos de nós, externalizam suas necessidades. Numa catarse libertária, suja, perigosa, certa ou errada, eles poem em prática seus desejos mais íntimos. Saber até onde ir e como lidar com as consequências são os elementos centrais dessas duas séries. The Fall deixou um cliffhanger ótimo para a terceira temporada. 50 Tons de Cinza ainda tem 2 filmes pela frente. Qual terá fôlego para manter o ritmo?

 [Crédito das Imagens: Reprodução/BBC]