Hindsight veio para me mostrar que estou velha | Spoilers

Hindsight veio para me mostrar que estou velha

Sem spoilers, mas pura nostalgia

Essa semana me ocorreu que as novas series “de época” agora se passam nos anos 1990. Há 20 anos. Entre elas temos Serial, My Mad Fat Diaries e agora Hindsight.

Foi assistindo Hindsight, nova série da VH1, que percebi que minha lembranças da infância e adolescência fazem parte de um mundo de 20 anos atrás. Enquanto Becca volta para 1995 para rever suas escolhas, eu fico lembrando como era a vida naquele momento.

Bom, me sentindo um tanto velha ao perceber que os anos 90 já não são mais a década passada, decidi listar os elementos dessa nova série que me gritam: “há 20 anos você já estava bem viva e crescidinha!” Convido a todos os nossos leitores com mais de 30 anos (espero que vocês estejam aqui!) para reviver esses momentos comigo. E para os que não viveram esta década maravilhosa, vem descobrir como os anos 90 eram cool e trendy:

1) Música

Nossa vida se resumia a um Walkman ou Discman e à nossa coleção de fitas gravadas do rádio ou CDs organizados naqueles porta-CDs. Com eles você poderia enfrentar qualquer problema no universo, inclusive o buraco na camada de ozônio (saudades, ECO 92).

Hindsight nos presta o ótimo serviço de relembrar as melhores músicas de 20 anos atrás, assim como My Mad Fat Diary faz. com um bombardeio dos hits da época – e ainda concentraram tudo numa mixtape no Spotify que será atualizada a cada episódio! Sonho puro. Dê o play para ouvir enquanto lê este post!

2) Cabelos

Cabelos eram um grande problema pra mim na época, porque ainda que se usasse volume, não era tanto quanto um crespo. Cachos não estavam na moda, e sim ondinha, quase frizzado, ainda de herança dos 80’s.

Sinônimo de cabelo chique era usar esses 2 fios soltos na sua cara enquanto o resto ficava meio preso. Aliás, as coisas meio-alguma-coisa eram tendência na época.

Se você estava casual, bastava jogar a franja longa para o lado. “Franja-longa” era realmente o nome técnico de um corte sem franja.

Este é o frizzado chique. No Chanel, claro, que era o tamanho correto dos cabelos.

Meu cabelo, sempre crespo, nunca se encaixava em nenhuma das tendências a não ser que estivesse de escova (chapinha e escova progressiva estavam longe de ser uma realidade), quase todo tempo meu visual era o meio-rabo-de-cavalo com esse frufru (elástico que prendia o cabelo) escalafobético.

90210 bombandodo. Lembro da estreia e de como a série era “polêmica” por mostrar jovens sendo jovens

3) Roupas

Ok, temos que concordar que os anos 90 foram muito mais gentis concosco do que os anos 80 no quesito roupas. Mas como já disse, foi uma década em que tudo era meio-alguma-coisa, então obviamente rolava uma mistura nos looks.

Até agora foram exibidos dois episódios de Hindsight, e ao assistí-los, separei alguns looks característicos:

Vestido preto de flores: cúmulo do sexy-meio romântico. Para fazer ele parecer mais sério, bastava colocar um blazer (mais longo que os de hoje e mais reto, pois itens acinturados não eram fundamentais). Aí você aparecia nos lugares exatamente assim:

Decote canoa com blusa justinha foi um hit tbm. Colo à mostra era sexy-sem-ser-vulgar.

Pra valorizar a área à mostra, GARGANTILHA PRETA! Que menina não teve uma coleção destas? Tinha até aquelas que simulavam uma tatuagem tribal, no melhor estilo meio-gótica, meio-surfista.

Trivia: cropped top nesta época chama-se mini-blusa

Ah! Também existia uma mania de se usar vestido com camiseta. Não me lembro exatamente o porquê.

E até o começo dos anos 2000, aquelas blusas de gueixa dominaram alguns looks de festinhas e baladas.

4) Moços

Vivíamos ali o alvoroço que o grunge trouxe para a música, fazendo com que moços meio Eddie Vedder, meio boy band, se tornassem o sonho de todas.

E aí, você vem curtir essa nostalgia também? Relembre com a gente aqui nos comentários tudo o que você usava, curtia e fazia no maravilhoso mundo dos anos 90!

[Créditos das imagens: Reprodução/VH1]