Erased começa o ano dos animes muito bem | Spoilers

Erased começa o ano dos animes muito bem

A temporada de animes de inverno do Japão começou, e já trouxe uma das melhores séries em muito tempo. Erased (Boku Dake ga Inai Machi) é uma história cruel e tocante. Apesar da premissa fantasiosa, é talvez uma das animações mais pé no chão da atualidade.

Uma breve sinopse: Satoru Fujinuma tem 29 anos e é um desenhista de mangás falido que trabalha como entregador de pizzas para complementar a renda. Entretanto, ele tem uma habilidade meio “efeito borboleta” de voltar alguns minutos no tempo, prevenindo que alguma coisa trágica aconteça. Quando a mãe de Satoru é assassinada, o efeito de volta no tempo é ativado, porém não como de costume, já que não se passam apenas alguns minutos: quando Satoru desperta, ele se vê novamente com 10 anos de idade. O anime é uma adaptação do Mangá de Kei Sambe, que começou a ser publicado no Japão em 2012. O estúdio responsável pela animação, A-1 Pictures, já produziu obras bastante populares no ocidente, como Seven Deadly Sins e Sword Art Online, esse último inclusive compartilha com Erased o mesmo diretor, Tomohiko Ito, que aqui tem a chance de mostrar do que é capaz.

A relação entre a mãe de Satoru e ele é uma das mais realistas já vistas em animes.

O clima de Erased não é nada leve. O Satoru de 10 anos de idade simplesmente não percebia como vários acontecimentos sérios e tensos aconteciam à sua volta. E só agora, com a cabeça de 29 anos, ele percebe que a misteriosa colega de classe que andava sozinha no parque sofria abusos em sua própria casa, ou que o rapaz de 23 anos que era amigo das crianças locais não era quem parecia ser, e que a única maneira de tentar salvar sua mãe é impedindo uma série de assassinatos e sequestros ocorridos naquela época.

Ao mesmo tempo que mantém um clima nostálgico de infância, existe em Erased uma sensação de claustrofobia constante. Os planos sempre baixos, no nível do olhar das crianças, a infinitude da neve que cerca as ruas da cidadezinha onde a história se passa estabelecem o desespero e o desconforto de, com sua mente de 29 anos, estar preso de volta no seu corpo de criança.

Erased é uma história que ainda está se desenrolando e você pode acompanhar as desesperadas tentativas de Satoru de mudar o futuro no Crunchyroll brasileiro.

[Crédito das imagens: Divulgação/Reprodução/A-1 Pictures]