5 motivos para você acompanhar The Fall já | Spoilers

5 motivos para você acompanhar The Fall já

The Fall é um thriller inglês de 5 episódios – sim, só 5! – que mostra a caçada de um serial killer na cidade de Belfast, na Irlanda. Você leu essa  linha e pensou: “Tá, mais uma de serial killer. Vou ver mais do mesmo. tsc”

Não, você não vai! E te damos 5 motivos.

1 – Gillian Anderson (Agente Scully!!) está de volta!

Sim, você vai ver porque nossa detetive-musa-heróina volta linda, loira e com um sotaque inglês Sensacional. Como Stella Gibson, especializada em serial killers, ela incorpora a pura autoridade dentro da polícia.

“Ah, tá, mais uma personagem mandona porque é mal comida não é amada”

Aí que você se engana: Stella não é um clichê das nossas policiais/detetives/agentes da FBI e CIA.  Aquele papo de  “Ela é assim pq não conheceu o amor mimimi” e no final arranja um par romântico não existe. Inclusive Stella faz o melhor discurso EVAH sobre sexo casual. Assista para ver chegar neste trecho.

2 – Um serial killer como você nunca viu.

Gente, a série colocou um EX-MODELO CALVIN KLEIN para ser o assassino! Gente, pega essa foto! Vocês imaginam que essa divindade oferece perigo à sua integridade fisíca? (Controlem-se nas respostas, rs)

“Tá, só porque o assassino é gato?”

Então, também. A questão da beleza de Paul Spector (Jamie Dornan, de Once Upon a Time) é proposital, para te perturbar “como essa figura tão fofa é tão perigosa?”. A série vai mais longe e explora mais ainda este aspecto, pois aqui também não há clichês.

Na hora de conhecer os hábitos dos assassinos, estamos acostumando a ver pessoas paranóicas, sozinhas, que vivem em lugares sujos e são viciadas em masturbação. Esquece, Paul é casado, pai e psicológo. Durma com essa. Nada de excêntrico, nada de estranho, nada de creepy, nada de esquizofrenia ou bipolaridade. Nada. Você vai ficar 5 episódio chocado com a vida dupla de Paul.

3 – Archie Panjabi (Kalinda, The Good Wife) com sotaque irlandês.

Nossa investigadora particular favorita de Chicaco é a médica legista aqui em Belfast. Archie está extremamente à vontade no papel e é gostoso ver mais um rosto conhecido na série.

4 – A discussão da mulher e da misoginia.

The Fall não é uma série sobre perseguição policial. Esqueça tiros, cercos, helicópteros, resgates. É uma série sobre a dificuldade dos homens reconhecerem a independência da mulher.

Desde o perfil das vítimas que Paul ataca: mulheres bem-sucedidas, entre 30 anos de idade que moram sozinha e não tem parceiro fixo. Até a aceitação de Stella como cabeça da operação na corporação policial de Belfast, dominada por homens. Existe uma atmosfera de tentativa de subjugar as personagens femininas o tempo todo.

E o mais interessante: a série apresenta pura e simplesmente a misoginia como a única e principal motivação do assassino. Nada de flashback de abusos, de mãe paranóica e super-protetora, complexo de Édipo. Mata porque é machista e cabô. Sim, é cristalina a motivação desde o início. Agora você tem que acompanhar como a polícia detecta uma motivação tão não clichê, vindo de um perfil de criminoso nada clichê.

5-  Mais Jamie Dornan

 [Crédito das Imagens: Divulgação, Reprodução/BBC]